segunda-feira, 23 de junho de 2008

Brasil será o 6º destino de multinacionais nos próximos 5 anos, diz KPMG

Brasil ainda está atrás dos outros países Bric (Rússia, Índia e China).Até 2013, China deverá superar os Estados Unidos na liderança.
Saiba mais
» BC prevê déficit de US$ 21 bilhões nas contas externas e investimentos recordes
» Bayer vai investir 100 milhões de euros no Brasil até 2009
» Opep quer investir US$ 220 bilhões até 2012, diz jornal
» Investimento industrial dará prioridade à expansão da produção
O Brasil será o sexto destino preferido de investimentos das empresas multinacionais nos próximos cinco anos, superando tradicionais economias como a da Alemanha, Itália, Japão e França. A informação é da consultoria KPMG, que destaca que o "balanço de poder econômico" no mercado internacional vai mudar com o crescimento dos emergentes.
Segundo a empresa, entre os seis primeiros destinos de investimentos no mundo até 2013, quatro serão abocanhados pelos emergentes. A China irá superar os Estados Unidos na liderança. Atualmente, o Brasil aparece em oitavo lugar, posição que deve manter no ano que vem. Até 2013, entretanto, o país vai superar mercados europeus, como a França e a Alemanha.
A pesquisa envolveu cerca de 30 países e mais de 300 questionários foram distribuídos, de acordo com a KPMG. A empresa afirma ainda que dez entrevistas com administradores de fundos foram feitas para determinar as posições do ranking.
'Lanterna'
O Brasil, apesar do sexto lugar, será ainda o lanterna entre os Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, India e China). Além disso, o país continuará atrás de outros dois países desenvolvidos, os EUA e o Reino Unido. Entre as empresas multinacionais consultadas pela KPMG, 14% delas afirmou que investiria no Brasil até 2013, 13% afirmou que investiria na Alemanha, contra 10% na França.
Segundo a consultoria, o setor de mineração será um dos que mais receberá investimentos no Brasil nos próximos cinco anos. Mas um número cada vez maior de capital será colocado em setores como o de serviços financeiros, manufaturas e produtos industriais. "Esse é um reflexo da ampliação da base da economia brasileira", afirma a consultoria. O Brasil será o principal destino dos investimentos das empresas espanholas, o terceiro dos chineses e dos canadenses.
Dinheiro brasileiro
Em termos de investimentos brasileiros no exterior, 35% das empresas nacionais terão o mercado americano como destino. A América do Sul vem em segundo lugar, com 25%, seguido por 20% de interesse pela Europa. A China, apesar de ser a líder mundial em termos de destinos dos investimentos internacionais, apenas vão atrair 10% das empresas brasileiras consultadas.
Fonte:G1.globo.com

Nenhum comentário: