terça-feira, 18 de novembro de 2008

Amigos da Leitura visitam 8ª Bienal Internacional do Livro

Amigos da Leitura de Itapipoca

O projeto Eu Sou Cidadão começou em 2002 e tem o objetivo de incentivar a leitura em Fortaleza e em 99 municípios do Interior. De acordo com a Associação das Primeiras-Damas, já foram distribuídos cerca de 60 mil livros. A partir da leitura também surge rádio, teatro, arte e outras atividades



Um caminhão, colorido e decorado, percorre a cidade uma vez por semana. Leva arte e diversão a todos os seis distritos, por meio de dança e peças teatrais. É assim, às sextas-feiras, em Icó - a 375 quilômetros de Fortaleza. O Caminhão Literário é um dos desdobramentos do projeto Eu Sou Cidadão, coordenado pela Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). Também há programas de rádio, contação de histórias e rodas de leitura.

Além do Icó, outros 99 municípios fazem parte desta ação. O projeto visa promover, através da leitura, o desenvolvimento pessoal e social de crianças da rede pública de ensino. Os "amigos da leitura", ontem, tiveram um encontro no Centro de Convenções, durante a 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará.

A metodologia do Eu Sou Cidadão é simples e vem sendo executada há seis anos. A cada semestre, a Fundação Demócrito Rocha edita um livro, cuja temática deve ser relevante para o trabalho com crianças e jovens. A impressão dos exemplares fica a cargo do Banco do Nordeste. Em seguida, a obra chega aos 100 municípios. Em cada um há 15 amigos da leitura. São estudantes, de 10 a 14 anos, que foram capacitados para difundir o incentivo à leitura - seja dentro ou fora da escola. "Tudo começou em 2002, aqui mesmo, na Bienal. Eram 40 municípios. Hoje já são 100", reitera a coordenadora do projeto, Amélia Prudente.

Cada amigo da leitura recebe três exemplares da obra lançada. A missão é emprestá-los e, após 20 pessoas terem lido, discutirem a temática. A coleção, ontem, ganhou seu décimo título: O Mistério da Professora Julieta, de Socorro Acioli. Os resultados ultrapassam o fomento à leitura e chegam à arte. "São temas muito interessantes. Fica melhor tanto para ler como para contar a história", comenta Gabriela Saraiva, 14, de Horizonte (Região Metropolitana). Ela é amiga da leitura há três anos e, também, locutora da rádio Olho d'Água - criada na escola Maria Luiza Barbosa a partir do Eu Sou Cidadão.

E em Icó, o projeto está dando o que falar. De acordo com a coordenadora Yonara Abreu, já participaram 428 crianças - 106 portadoras de necessidades especiais. "Tem o caminhão, que leva dança e teatro. Também já temos a rádio, pintura", prossegue. Segundo ela, a intenção para o ano que vem é expandir o Eu Sou Cidadão no Icó. "Estamos hoje com uma sede. Queremos ter outras nos cinco distritos", completa.
Conforme a presidente da APDM, Maria Auxiliadora Brasil, o projeto já distribuiu cerca de 60 mil livros. "Na Bienal, por exemplo, tem 80 mil livros. É muita coisa", aponta. Ela ressalta que todas as 10 obras lançadas dentro do projeto são de escritores cearenses. O livro lançado ontem aborda a magia de transformar uma cidade leitora.
Quinze Amigos da Leitura de Itapipoca também participaram deste grande evento e foram destaques na apresentação do projeto. O grupo foi coordenado pela professora Raineide

Veja os livros já lançados pela Coleção Eu Sou Cidadão no: www.opovo.com.br/conteudoextra

E-MAIS

> O Congresso dos Amigos da Leitura é realizado anualmente na Bienal Internacional do Livro do Ceará. É parte das atividades anuais do projeto Eu Sou Cidadão.

> Os coordenadores municipais, ontem, participaram do sorteio de um notebook.

> Cada amigo da leitura ganhou uma "nota legal", no valor de R$ 5, para adquirir um livro na Bienal.

> De acordo com a presidente da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Ceará (APDM), Maria Auxiliadora Brasil, as notas foram obtidas por intermédio da primeira-dama do Estado, Maria Célia.

> De acordo com a coordenadora do projeto, Amélia Prudente, a meta é manter o número de municípios para o ano que vem.

MUNICÍPIOS

Acarape, Acopiara, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Barro, Barroquinha, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Cascavel, Caridade, Cariré, Cariús, Carnaubal, Catarina, Caucaia, Cedro, Choró, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortaleza, Fortim, Forquilha, Frecheirinha, General Sampaio, Granja, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Iguatu, Independência, Iracema, Itaitinga, Itaiçaba, Itapajé, Itapiúna, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaretama, Jardim, Limoeiro do Norte, Madalena, Massapê, Maranguape, Meruoca, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Novo Oriente, Nova Russas, Orós, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Umirim e Viçosa do Ceará.



















Nenhum comentário: