Jenson Button domina corrida e lidera dobradinha da Brawn GP em Mônaco
Inglês chega com boa vantagem para Barrichello, o segundo. Kimi Raikkonen consegue primeiro pódio da Ferrari em 2009
Inglês vence a 5ª das 6 provas disputadas no ano. Barrichelo é 2º, com Kimi e Massa em 3º e 4º
Com mais um desempenho impecável, Jenson Button chegou à quinta vitória em seis provas na temporada 2009. O inglês liderou a dobradinha da Brawn no GP de Mônaco, que ainda contou com Rubens Barrichello na segunda posição. O brasileiro, contudo, não conseguiu ameaçar o domínio do companheiro de equipe em nenhum momento da prova. A vantagem entre os dois sempre esteve acima dos dez segundos.
Kimi Raikkonen, que perdeu a segunda posição na largada, conseguiu o terceiro posto e o primeiro pódio da Ferrari na temporada 2009. O finlandês também fez uma corrida regular, sempre com uma vantagem constante em relação aos dois carros da Brawn. Felipe Massa, companheiro de equipe, foi o quarto colocado, à frente de Mark Webber, da RBR, o quinto.
Nico Rosberg, da Williams, chegou em sexto, após ser superado por Webber e Massa. Sebastien Bourdais, com uma tática de apenas um pit stop, conseguiu mais um ponto ao chegar em oitavo no principado e completar a zona de pontuação. O francês da STR tinha chegado na mesma posição na abertura da temporada, na Austrália.
Nelsinho Piquet, o outro brasileiro na prova, abandonou na 13ª volta, após ser abalroado por Sebastien Buemi, da STR, na freada para a curva Sainte Devote. O suíço perdeu o ponto de freada e acertou a traseira da Renault do brasileiro, que ainda retornou, mas recolheu seu carro aos boxes na mesma passagem. Ele reclamou bastante do novato, que pediu desculpas pelo erro.
Com a quinta vitória no ano, Jenson Button chegou aos 51 pontos e abriu 16 de vantagem para Rubens Barrichello, que tem 35. Sebastian Vettel, da RBR, se mantém em terceiro, apesar do abandono em Mônaco, com 23. Mark Webber, companheiro do alemão, subiu para 19,5 e continua em quarto. A próxima corrida da temporada será disputada na Turquia, em duas semanas, no dia 7 de junho.
Na largada, Jenson Button manteve a ponta, e Rubens Barrichello roubou a segunda posição de Kimi Raikkonen. Sebastian Vettel ficou em quarto, logo à frente de Felipe Massa, que recuperou o quinto lugar de Nico Rosberg. Algumas voltas depois, o brasileiro seria superado pelo alemão da Williams.
Apenas os dois carros da Brawn GP e Vettel, da RBR, começaram a corrida com os pneus supermacios, que tinham menor durabilidade. Após algumas voltas, o desempenho dos três pilotos caiu vertiginosamente e as equipes tiveram de antecipar seus pit stops.
Neste período, Barrichello começou a ser pressionado por Raikkonen, mas era Vettel que estava em apuros. O alemão, com muita dificuldade com os pneus, chegou a liderar uma fila de nove carros. Após ser superado, na 10ª volta, por Rosberg, Massa e Kovalainen, a RBR decidiu chamar seu piloto para os boxes.
Após seu pit stop, Vettel tentava recuperar o tempo perdido. No entanto, o alemão forçou demais e, na 15ª volta, acertou a barreira de pneus colocada na curva Sainte Devote, a primeira após a reta dos boxes. Os danos ao carro da RBR foram grandes e ele teve de abandonar a corrida.
Na 17ª volta, foi a vez de Rubens Barrichello fazer seu pit stop, após perder quase 15 segundos em relação ao companheiro Jenson Button. O brasileiro ainda conseguiu voltar à frente de Raikkonen, que tinha parado na volta anterior. Button entrou nos boxes na 18 e manteve a ponta no retorno à pista.
A situação se manteve inalterada até a segunda rodada de pit stops, com Button na frente, seguido por Barrichello, Raikkonen e Webber, que superou Rosberg nos boxes. O inglês da Brawn manteve a vantagem para Barrichello sempre acima dos dez segundos.
O último trecho da corrida foi complicado para a Ferrari. A equipe colocou os supermacios em seus dois carros. Raikkonen e Massa perderam muito desempenho e se afastaram da dupla da Brawn, que teve um fim de corrida tranquilo. Webber chegou a pressionar o brasileiro, mas a classificação permaneceu inalterada.
Nico Rosberg e Fernando Alonso perderam contato com o pelotão formado por Raikkonen, Massa e Webber durante o trecho intermediário de suas corridas, mais longo do que o dos rivais. Com mais gasolina neste período, eles ficaram para trás e acabaram na sexta e na sétima posições, respectivamente.
Heikki Kovalainen fazia uma boa corrida, sempre na zona de pontuação, quando cometeu um erro semelhante ao de Felipe Massa no treino classificatório. O finlandês da McLaren perdeu a traseira de seu carro antes da segunda parte dos S da Piscina e acertou, com força, a barreira de pneus interna. Ele teve de abandonar a corrida. Lewis Hamilton, seu companheiro, até fez algumas ultrapassagens, mas terminou em um discreto 12º lugar após largar em último.
Após ser atingido na traseira por Sebastien Buemi, da STR, Nelsinho Piquet, da Renault, reclamou muito do suíço, que estreia nesta temporada na Fórmula 1. Ele teve de abandonar a corrida após o acidente na 12ª volta na curva Sainte Devote e disse que quase machucou o pescoço na pancada.
Sebastien Bourdais, da STR, conseguiu a oitava posição após o erro de Kazuki Nakajima, da Williams, no fim da prova. Ele escapou e bateu na barreira de pneus colocada no guard rail externo da curva Mirabeau, uma das mais lentas do circuito.
classificação F1 2009
pilotos
- 1
- J. Button (ING)
- 51 pts
- 2
- R. Barrichello (BRA)
- 3
S. Vettel (ALE)
23 pts - 4
M. Webber (AUS)
19,5 pts - 5
J. Trulli (ITA)
14,5 pts - 6
T. Glock (ALE)
12 pts - 7
F. Alonso (ESP)
11 pts - 8
K. Raikkonen (FIN)
9 pts
equipes
sobre o GP de Mônaco
- 24/05/2009Data
- 78Número de Voltas
- 3.0 KmPerímetro total
- 260.0 KmDistância total
- J. ButtonÚltimo vencedor
resultado do GP de Mônaco 2009
melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) - 1m15s154
Piloto
Equipe
Tempo
1 J. Button (ING) Brawn 78 voltas em 1h40m44s282 2 R. Barrichello (BRA) Brawn a 7s666 3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 13s443 4 F. Massa (BRA) Ferrari a 15s110 5 M. Webber (AUS) RBR a 15s730 6 N. Rosberg (ALE) Williams a 33s586 7 F. Alonso (ESP) Renault a 37s839 8 S. Bourdais (FRA) STR a 1m03s142 9 G. Fisichella (ITA) Force India a 1m05s040 10 T. Glock (ALE) Toyota a 1 volta 11 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1 volta 12 L. Hamilton (ING) McLaren a 1 volta 13 J. Trulli (ITA) Toyota a 1 volta 14 A. Sutil (ALE) Force India a 1 volta 15 K. Nakajima (JAP) Williams a 2 voltas/acidente 16 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 27 voltas/acidente 17 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 50 voltas/mecânico 18 S. Vettel (ALE) RBR a 63 voltas/acidente 19 N. Piquet (BRA) Renault a 68 voltas/acidente 20 S. Buemi (SUI) STR a 68 voltas/acidente