Objetivando integrar o Homem com o Meio Ambiente o Empreendimento Hoteleiro Cidade Nova Atlântida promoveu nos dias 11 e 12 de setembro a primeira Campanha de Preservação do Meio Ambiente. Este evento foi realizado nas dependências do empreendimento turístico no distrito de Marinheiro Município de Itapipoca distante
Os participantes assistiram palestras ministradas pelo diretor administrativo do Grupo, Sr. Flávio Costa que falou do objetivo do Programa, enquanto o Coordenador Técnico Jailson Sousa fez uma explanação geral das atividades da empresa no desenvolvimento tecnológico para a produção de plantas que estão sendo usadas no reflorestamento da área da Cidade Nova Atlântida.
Entre outros conhecimentos, os alunos aprenderam que o homem, ao produzir ciência e tecnologia para suprir suas necessidades aumenta o consumo e, com o aumento da população e com a industrialização, é fundamental preservar o meio ambiente. Receberam também, instruções de como se deve semear e plantar bem, para ter uma boa árvore. Eles observaram também a produção de árvores que estão em fase de extinção como o cedro, ipê e pau branco, madeiras nobres que são usadas na fabricação de móveis.
O ponto alto do evento foi à visita ao mangue às margens do Rio Mundaú, totalmente preservado com lindas árvores com suas raízes exóticas que se entrelaçam formando uma barreira quase que intransponível. No local, alunos e professores passaram a ter conhecimento sobre o mangue e suas funções em relação ao Meio Ambiente e o homem.
Dentre os vários depoimentos podemos citar o da professora Francisca Praciano que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Nova Atlântida junto às comunidades de Buriti e Sítio São José, tanto na parte humanística como ambiental e ficou surpresa com o que viu, pois não tinha conhecimento do avanço tecnológico usado na área e dos reais objetivos desta empresa. E mais, antigos alunos seus hoje são monitores dentro do empreendimento e deram-lhe uma aula espetacular de preservação ambiental.
Nestes dois dias professores e alunos se identificaram como parte integrante da natureza, percebendo que suas ações e atitudes pessoais são fundamentais para que as pessoas se conscientizem da necessidade de preservação ambiental para a vida da comunidade e de cada indivíduo. Ao final de cada visita todos que lá estavam receberam mudas de plantas de diversos tipos e prometeram colaborar na forma de multiplicadores.
Ressalta-se, portanto, que a Cidade Turística Nova Atlântida está orçada em R$10bilhões e será implantada numa área de 3,1 mil hectares na Praia da Baleia e em breve serão construídos 05 hotéis de luxo, 14 resorts, 06 condomínios residenciais e 03 campos de golfe de tamanho oficial. Vale salientar que o complexo turístico já conta com a aprovação ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e tem como objetivo desenvolver a área com sustentabilidade. Para tanto, destinou mais de 30% da propriedade para preservação ambiental, além da conservação e melhoria da infra-estrutura local.