Nova equipe entra para a História na sua estreia na F-1
Button, Barrichello e Trulli mostraram a força das suas equipes (Crédito: EFE)
LANCEPRESS!
A Brawn entrou para a História da Fórmula 1 neste domingo ao fazer dobradinha no GP da Austrália, com Jenson Button vencendo e terminando à frente de Rubens Barrichello. Foi a primeira vez desde 1954 que uma equipe fez dobradinha na estreia - a outra foi a Mercedes, no GP da França. O inglês dominou a corrida de ponta a ponta, enquanto o brasileiro teve uma corrida cheia de incidentes e herdou o segundo lugar após uma batida entre Robert Kubica e Sebastian Vettel a três voltas do final. Jarno Trulli, da Toyota, cruzou em terceiro após fazer uma ótima corrida de recuperação, mas foi punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela.
Com isso, herdou o terceiro lugar o campeão mundial Lewis Hamilton (McLaren), que, com um limitado McLaren, fez uma uma corrida inteligente, sem erros e aproveitando os abandonos à sua frente. Completaram a zona de pontuação Timo Glock (Toyota), Fernando Alonso (Renault), Nico Rosberg (Williams), Sebastien Buemi (Toro Rosso), que marcou um ponto na sua estreia, e Sebastien Bourdais (Toro Rosso).
Os outros dois brasileiros abandonaram. Felipe Massa chegou a ocupar o terceiro lugar em boa parte da prova, mas teve um problema mecânico e parou a oito voltas do final. Já Nelsinho Piquet vinha fazendo boa corrida após largar de 14º, mas perdeu o controle de seu Renault e parou na caixa de brita quando era o sétimo colocado.
A CORRIDA
Button manteve o primeiro lugar após a largada, seguido por Vettel e Massa. Barrichello partiu muito mal e ainda se envolveu em uma batida com outros carros na primeira curva. O brasileiro ficou com a asa dianteira danificada, enquanto Mark Webber e Nick Heidfeld tiveram pneus furados e Heikki Kovalainen abandonou.
Nas primeiras voltas, Button e Vettel dispararam na frente, enquanto Massa, com desgaste excessivo nos pneus macios, foi perdendo terreno e passou a segurar um grupo que tinha Kubica, Kimi Raikkonen, Rosberg e Barrichello.
Em seguida, o alemão da Williams, com um carro mais veloz, ultrapassou Kimi e Barrichello aproveitou o embalo para tentar passar o finlandês. Porém, o brasileiro retardou demais a freada e danificou ainda mais a asa ao tocar no pneu traseiro direito do Homem de Gelo, que entrou nos boxes imediatamente para trocar pneus.
Logo em seguida, na 11ª volta, Massa e Kubica também entraram nos boxes prematuramente para trocar os pneus macios por duros. Depois, Vettel e Rosberg fizeram o pit stop e Barrichello subiu para segundo, seguido de perto por Kazuki Nakajima.
Mas na 17ª volta o japonês da Williams bateu e provocou a entrada do safety car. Vários pilotos entraram nos boxes e Barrichello se deu mal, pois a Brawn perdeu tempo na troca da asa dianteira. com isso, ele caiu para décimo e saiu da briga pelos primeiros lugares naquele momento.
Quem vinha subindo na classificação após uma tática de largar com muito combustível era Nelsinho Piquet, que largara em 14ª e ocupava o sétimo lugar. Mas na relargada, pressionado por Rosberg, o brasileiro saiu da pista após seus freios falharem, indo parar na caixa de brita.
Àquela altura, Button continuava na ponta, seguido por Vettel, Massa, Kubica e Raikkonen. Porém, o brasileiro, por ter sido um dos primeiros a fazer seu primeiro reabastecimento, teve de parar de novo antes dos rivais e isso o fez voltar no meio de um pelotão com vários carros, o que o tirou da briga pelo pódio. A 12 voltas do fim, o brasileiro teve um problema na sua Ferrari e abandonou. Raikkonen, que rodou em seguida, também teve problemas e parou quase no fim.
A disputa pela vitória ficou entre Button, Vettel e Kubica, que após a última rodada de reabastecimentos ficaram separados por menos de três segundos. Mais de 20 segundos atrás, Rosberg e Barrichello, que retardou sua última parada e ganhou terreno, passaram a disputar o quarto lugar. A seis voltas do final, o brasileiro fez bela ultrapassagem sobre o alemão.
Rosberg, com pneus macios desgastados, perdeu mais terreno ainda e acabou superado por Trulli, Hamilton e Alonso, que, após corridas de paciência, entraram na zona de pontuação.
Quase no final, Kubica, com pneus melhores, partiu para cima de Vettel, que tentou resistir e provocou um toque entre os dois. Ambos ficaram com o carro danificado e deram o segundo e terceiro lugares de graça para Barrichello e Trulli. O safety car entrou na pista e a corrida terminou com bandeira amarela.
Nos boxes, uma festa intensa e justificada para um time que foi remontado às pressas após a Honda pular fora da Fórmula 1. Button e Barrichello deram um abraço afetuoso e receberam os cumprimentos de Ross Brawn, sem dúvida o grande responsável por um momento histórico na Fórmula 1.
A segunda etapa do Mundial será disputada já no próximo domingo, na Malásia, às 6h (de Brasília).
GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA |
RESULTADO FINAL |
1º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 58 voltas em 1h34m15s784
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 0s807
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 2s914
4º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 4s435
5º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 4s879
6º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 5s722
7º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 6s004
8º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 6s298
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 6s335
10º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 7s085
11º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a 7s374
12º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 26s604*
13º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a uma volta
14º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Ferrari - a duas voltas (acidente)
15º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a três voltas (acidente)
16º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a três voltas (mecânico)
*punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova |
ABANDONOS |
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 12 voltas (mecânico)
Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 32 voltas (saída de pista/freios)
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 40 voltas (acidente)
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 57 voltas (acidente) |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m27s706, na 48ª |
Vídeos
Volta virtual do GP da Austrália 2009
Volta virtual do GP da Austrália 2009
Brawn GP comprova domínio, Button vence e Barrichello completa dobradinha
Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Absoluto, o inglês Jenson Button reinou no treino oficial e liderou a prova de ponta a ponta para vencer o GP da Austrália de Fórmula 1. O piloto sobrou nas 58 voltas e deu a vitória à equipe Brawn GP em sua primeira prova na categoria.
De quebra, um acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel colocou o brasileiro Rubens Barrichello na segunda posição e a escuderia inglesa conseguiu assim uma histórica dobradinha em seu GP inicial.
Esta foi apenas a terceira vez na história que a Fórmula 1 viu uma equipe estreante ter os dois primeiros da prova. A primeira foi a Alfa Romeo no primeiro GP da Fórmula 1, realizado em Silverstone-1950, com a vitória de Giuseppe Farina e a segunda posição de Luigi Fagioli. Quatro anos depois, a Mercedes repetiu o feito com Juan Manuel Fangio e Karl Kling no GP da França-1954.
Depois disso, outras duas equipes conseguiram um triunfo no seu primeiro GP na categoria, mas sem a dobradinha. A Kurtis Kraft venceu o GP de Indianápolis em 1950, com Johnnie Parson. Já em 1977, foi a vez de a Wolf levar a vitória com Jody Scheckter no GP da Argentina.
Se Button dominou a prova desde o início, Barrichello teve de se recuperar após fazer uma péssima largada e cair para o sétimo lugar. Aos poucos, ele foi superando os adversários, mas chegou a quatro voltas do final precisando tirar mais de 20 segundos para ir ao pódio. Mas, nesta hora, Kubica e Vettel bateram, quando disputavam o segundo lugar, e o brasileiro herdou o posto.
"Estou muito feliz, muito contente com o resultado da prova. Nunca imaginei que poderia ser segundo depois da largada. Fico muito feliz de fazer a dobradinha", disse o veterano de 36 anos, sem esconder o largo sorriso. Ao seu lado, Button festejou apenas sua segunda vitória na F-1. O triunfo anterior dele fora no GP da Hungria, em 2006.
A terceira posição do GP da Austrália ficou com o italiano Jarno Trulli, mas ela acabou mudando de mãos após a prova. A direção considerou o piloto da Toyota culpado por ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, quando o
safety car estava na pista na última volta, após a batida de Kubica. O italiano tomou 25s de penalização e caiu do 3º para o 12º lugar.
Assim, Hamilton herdou a terceira colocação, seguido pelo alemão Timo Glock. Os dois fizeram bela corrida de recuperação, pois largaram em 18º e 19º lugares, respectivamente. O espanhol Fernando Alonso foi quinto colocado, seguido pelo alemão Nico Rosberg, pelo estreante suíço Sébastien Buemi e pelo francês Sébastien Bourdais.
Os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet abandonaram a prova. O piloto da Ferrari teve problemas mecânicos na 46ª volta, quando era o 11º colocado, enquanto o piloto da Renault rodou sozinho na 24ª volta. A próxima prova da Fórmula 1 está marcada para o próximo domingo, às 6h (horário de Brasília), em Sepang, na Malásia.
A corrida
O bom desempenho de Barrichello no treino ruiu logo na largada. O brasileiro demorou para sair do grid, foi ultrapassado por oito adversários e ainda conseguiu recuperar duas posições no fim da reta. Porém na curva ele dividiu o espaço com Webber e Heidfeld, e o choque foi inevitável.
A sorte do piloto da Brawn GP é que seu carro não sofreu muitas avarias, enquanto Webber acertou o finlandês Heikki Kovalainen, que teve de abandonar a prova, e em seguida tocou em Adrian Sutil. Só o brasileiro não precisou ir aos boxes após a colisão. Longe da confusão, Button manteve a ponta, seguido por Vettel e Massa. Nelsinho Piquet foi o destaque, saltando do 14º para o 9º lugar.
"O carro praticamente morreu, a embreagem entrou em ponto morto, tive de engatar a primeira rapidamente e o carro seguiu. Na curva, porém, a McLaren bateu forte, isso me jogou para cima da Red Bull e achei que a corrida ia acabar por ali", lembrou o brasileiro.
Aos poucos, Barrichello melhorou o desempenho e assumiu o sexto lugar do GP na décima volta, ultrapassando Kimi Räikkönen. Em seguida, Massa fez sua parada nos boxes. Na 17ª volta, o japonês Kazuki Nakajima perdeu o controle do carro e bateu no muro. Barrichello aproveitou para fazer o
pit stop, Button fez a parada na volta seguinte, mas logo na saída o inglês viu o
safety car ir para a pista, em virtude dos detritos deixados na pista por Nakajima.
Quando o carro de segurança saiu na 24ª volta, o Brasil perdeu um de seus representantes. Nelsinho Piquet rodou sozinho na primeira curva e abandonou a prova. "Tive de frear forte e não tinha pressão nenhuma", lamentou o piloto da Renault, que foi mal em todo final de semana. Na 47ª volta, foi a vez de Felipe Massa deixar o GP com problemas mecânicos.
Ao mesmo tempo, Barrichello partia para a pressão em cima de Vettel na luta para conquistar o terceiro lugar, pois ainda não havia feito a segunda parada. Já o seu companheiro de equipe, Button, tinha tanta diferença na frente que, mesmo fazendo seu segundo pit stop, ele manteve a liderança na 48ª volta.
A sete voltas do fim, Barrichello parou nos boxes, mas voltou atrás de Kubica e Rosberg, ficando em quinto lugar. O brasileiro superou o alemão da Williams na volta seguinte, mas estava mais de 20s atrás de Kubica e Vettel.
Porém o milagre aconteceu na 54ª volta. O polonês e o alemão se tocaram quando disputavam o segundo lugar e deram adeus à prova. "Me desculpem", disse Vettel pelo rádio para a equipe, enquanto Barrichello completava a histórica dobradinha com Button. "Foi uma ótima estratégia da equipe e estou muito feliz", encerrou o brasileiro, após celebrar com Button e o chefão Ross Brawn.
Fonte UOL