domingo, 29 de março de 2009

Governo implicará Faculdade Tecnológica em Iguatu e Itapipoca

No formato de cada Fatec estão previstos quatro cursos de nível superior e quatro cursos de nível médio.

A partir de julho de 2010, duas Faculdades Tecnológicas (Fatec) começarão a funcionar no Ceará. Em Iguatu, que teve o terreno desapropriado pelo Governo do Estado, serão três cursos tecnológicos e três cursos técnicos. A unidade vai formar tecnólogos de nível superior em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Publica e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com duração de 3,5 anos e técnicos de nível médio (habilitação técnica) nas áreas de Manutenção e Suporte em Informática, Redes Locais e Serviços Públicos, com dois anos de duração. Em Itapipoca, também serão três cursos tecnológicos e três cursos técnicos. Na unidade serão implantados cursos tecnológicos de educação superior (que formam tecnólogos) nas áreas de Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção Industrial e Eletrônica Industrial, com duração de 3,5 anos e os cursos técnicos de nível médio em Eletromecânica, Suporte e Automação Industrial e Manutenção em Suporte em Informática, com dois anos de duração.



O presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, disse que será implantada na unidade de Iguatu mais um curso superior e um curso técnico ainda em 2010, a serem definidos. Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Fatec terá 20 salas de aula, biblioteca universitária e técnica, ambientes administrativos, espaços de convivência, auditório e demais dependências de acordo com padrões definidos pelo Ministério da Educação. Serão montados 11 laboratórios na Fatec do Centro Sul.

De acordo com Samuel Brasileiro, as duas unidades terão sala de videoconferência e incubadora de empresas. No formato de cada Fatec estão previstos quatro cursos de nível superior e quatro cursos de nível médio. Já foram elaboradas as plantas arquitetônicas das duas unidades, e estão sendo preparados os projetos para abertura da licitação até março deste ano.

Assessoria de Imprensa do Centec

Flamínio Araripe (flaminio.a@gmail.com/ 3066.7030 - 9994.5245)

Fonte:site do Governo doEstado do Ceará

Button e Barrichello fazem dobradinha da Brawn

Nova equipe entra para a História na sua estreia na F-1

Button, Barrichello e Trulli mostraram a força das suas equipes (Crédito: EFE)

Button, Barrichello e Trulli mostraram a força das suas equipes (Crédito: EFE)

LANCEPRESS!

A Brawn entrou para a História da Fórmula 1 neste domingo ao fazer dobradinha no GP da Austrália, com Jenson Button vencendo e terminando à frente de Rubens Barrichello. Foi a primeira vez desde 1954 que uma equipe fez dobradinha na estreia - a outra foi a Mercedes, no GP da França. O inglês dominou a corrida de ponta a ponta, enquanto o brasileiro teve uma corrida cheia de incidentes e herdou o segundo lugar após uma batida entre Robert Kubica e Sebastian Vettel a três voltas do final. Jarno Trulli, da Toyota, cruzou em terceiro após fazer uma ótima corrida de recuperação, mas foi punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela.

Com isso, herdou o terceiro lugar o campeão mundial Lewis Hamilton (McLaren), que, com um limitado McLaren, fez uma uma corrida inteligente, sem erros e aproveitando os abandonos à sua frente. Completaram a zona de pontuação Timo Glock (Toyota), Fernando Alonso (Renault), Nico Rosberg (Williams), Sebastien Buemi (Toro Rosso), que marcou um ponto na sua estreia, e Sebastien Bourdais (Toro Rosso).

Os outros dois brasileiros abandonaram. Felipe Massa chegou a ocupar o terceiro lugar em boa parte da prova, mas teve um problema mecânico e parou a oito voltas do final. Já Nelsinho Piquet vinha fazendo boa corrida após largar de 14º, mas perdeu o controle de seu Renault e parou na caixa de brita quando era o sétimo colocado.

A CORRIDA

Button manteve o primeiro lugar após a largada, seguido por Vettel e Massa. Barrichello partiu muito mal e ainda se envolveu em uma batida com outros carros na primeira curva. O brasileiro ficou com a asa dianteira danificada, enquanto Mark Webber e Nick Heidfeld tiveram pneus furados e Heikki Kovalainen abandonou.

Nas primeiras voltas, Button e Vettel dispararam na frente, enquanto Massa, com desgaste excessivo nos pneus macios, foi perdendo terreno e passou a segurar um grupo que tinha Kubica, Kimi Raikkonen, Rosberg e Barrichello.

Em seguida, o alemão da Williams, com um carro mais veloz, ultrapassou Kimi e Barrichello aproveitou o embalo para tentar passar o finlandês. Porém, o brasileiro retardou demais a freada e danificou ainda mais a asa ao tocar no pneu traseiro direito do Homem de Gelo, que entrou nos boxes imediatamente para trocar pneus.

Logo em seguida, na 11ª volta, Massa e Kubica também entraram nos boxes prematuramente para trocar os pneus macios por duros. Depois, Vettel e Rosberg fizeram o pit stop e Barrichello subiu para segundo, seguido de perto por Kazuki Nakajima.

Mas na 17ª volta o japonês da Williams bateu e provocou a entrada do safety car. Vários pilotos entraram nos boxes e Barrichello se deu mal, pois a Brawn perdeu tempo na troca da asa dianteira. com isso, ele caiu para décimo e saiu da briga pelos primeiros lugares naquele momento.

Quem vinha subindo na classificação após uma tática de largar com muito combustível era Nelsinho Piquet, que largara em 14ª e ocupava o sétimo lugar. Mas na relargada, pressionado por Rosberg, o brasileiro saiu da pista após seus freios falharem, indo parar na caixa de brita.

Àquela altura, Button continuava na ponta, seguido por Vettel, Massa, Kubica e Raikkonen. Porém, o brasileiro, por ter sido um dos primeiros a fazer seu primeiro reabastecimento, teve de parar de novo antes dos rivais e isso o fez voltar no meio de um pelotão com vários carros, o que o tirou da briga pelo pódio. A 12 voltas do fim, o brasileiro teve um problema na sua Ferrari e abandonou. Raikkonen, que rodou em seguida, também teve problemas e parou quase no fim.

A disputa pela vitória ficou entre Button, Vettel e Kubica, que após a última rodada de reabastecimentos ficaram separados por menos de três segundos. Mais de 20 segundos atrás, Rosberg e Barrichello, que retardou sua última parada e ganhou terreno, passaram a disputar o quarto lugar. A seis voltas do final, o brasileiro fez bela ultrapassagem sobre o alemão.

Rosberg, com pneus macios desgastados, perdeu mais terreno ainda e acabou superado por Trulli, Hamilton e Alonso, que, após corridas de paciência, entraram na zona de pontuação.

Quase no final, Kubica, com pneus melhores, partiu para cima de Vettel, que tentou resistir e provocou um toque entre os dois. Ambos ficaram com o carro danificado e deram o segundo e terceiro lugares de graça para Barrichello e Trulli. O safety car entrou na pista e a corrida terminou com bandeira amarela.

Nos boxes, uma festa intensa e justificada para um time que foi remontado às pressas após a Honda pular fora da Fórmula 1. Button e Barrichello deram um abraço afetuoso e receberam os cumprimentos de Ross Brawn, sem dúvida o grande responsável por um momento histórico na Fórmula 1.

A segunda etapa do Mundial será disputada já no próximo domingo, na Malásia, às 6h (de Brasília).

GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA
RESULTADO FINAL
1º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 58 voltas em 1h34m15s784
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 0s807
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 2s914
4º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 4s435
5º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 4s879
6º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 5s722
7º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 6s004
8º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 6s298
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 6s335
10º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 7s085
11º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a 7s374
12º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 26s604*
13º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a uma volta
14º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Ferrari - a duas voltas (acidente)
15º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a três voltas (acidente)
16º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a três voltas (mecânico)

*punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova
ABANDONOS
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 12 voltas (mecânico)
Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 32 voltas (saída de pista/freios)
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 40 voltas (acidente)
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 57 voltas (acidente)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m27s706, na 48ª

FOTOS: GP da Austrália de F-1

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Barrichello tem sorte e ganha o segundo lugar no final
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Volta virtual do GP da Austrália 2009

Volta virtual do GP da Austrália 2009


Brawn GP comprova domínio, Button vence e Barrichello completa dobradinha

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
"É um ótimo começo de campeonato. Foi fantástico!"
BARRICHELLO ORGULHOSO
OUÇA A ENTREVISTA
BRAWN É FAVORITA?
TRULLI É PUNIDO
Absoluto, o inglês Jenson Button reinou no treino oficial e liderou a prova de ponta a ponta para vencer o GP da Austrália de Fórmula 1. O piloto sobrou nas 58 voltas e deu a vitória à equipe Brawn GP em sua primeira prova na categoria.

De quebra, um acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel colocou o brasileiro Rubens Barrichello na segunda posição e a escuderia inglesa conseguiu assim uma histórica dobradinha em seu GP inicial.

PRIMEIRO GP DE 2009
Daniel Munoz/Reuters
Webber bate em Kovalainen e Heidfeld roda na 1ª curva
Daniel Munoz/Reuters
Nelsinho abandona depois de rodar sozinho. Massa também deixa GP.
Oliver Multhaup/AP
No fim, festa para Ross Brawn e os pilotos Button e Barrichello
VEJA FOTOS DA CORRIDA
CONFIRA O RESULTADO DA PROVA
COMO FICOU O MUNDIAL DE PILOTOS
BRAWN DOMINA NOS CONSTRUTORES
Esta foi apenas a terceira vez na história que a Fórmula 1 viu uma equipe estreante ter os dois primeiros da prova. A primeira foi a Alfa Romeo no primeiro GP da Fórmula 1, realizado em Silverstone-1950, com a vitória de Giuseppe Farina e a segunda posição de Luigi Fagioli. Quatro anos depois, a Mercedes repetiu o feito com Juan Manuel Fangio e Karl Kling no GP da França-1954.

Depois disso, outras duas equipes conseguiram um triunfo no seu primeiro GP na categoria, mas sem a dobradinha. A Kurtis Kraft venceu o GP de Indianápolis em 1950, com Johnnie Parson. Já em 1977, foi a vez de a Wolf levar a vitória com Jody Scheckter no GP da Argentina.

Se Button dominou a prova desde o início, Barrichello teve de se recuperar após fazer uma péssima largada e cair para o sétimo lugar. Aos poucos, ele foi superando os adversários, mas chegou a quatro voltas do final precisando tirar mais de 20 segundos para ir ao pódio. Mas, nesta hora, Kubica e Vettel bateram, quando disputavam o segundo lugar, e o brasileiro herdou o posto.

"Estou muito feliz, muito contente com o resultado da prova. Nunca imaginei que poderia ser segundo depois da largada. Fico muito feliz de fazer a dobradinha", disse o veterano de 36 anos, sem esconder o largo sorriso. Ao seu lado, Button festejou apenas sua segunda vitória na F-1. O triunfo anterior dele fora no GP da Hungria, em 2006.

A terceira posição do GP da Austrália ficou com o italiano Jarno Trulli, mas ela acabou mudando de mãos após a prova. A direção considerou o piloto da Toyota culpado por ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, quando o safety car estava na pista na última volta, após a batida de Kubica. O italiano tomou 25s de penalização e caiu do 3º para o 12º lugar.

Assim, Hamilton herdou a terceira colocação, seguido pelo alemão Timo Glock. Os dois fizeram bela corrida de recuperação, pois largaram em 18º e 19º lugares, respectivamente. O espanhol Fernando Alonso foi quinto colocado, seguido pelo alemão Nico Rosberg, pelo estreante suíço Sébastien Buemi e pelo francês Sébastien Bourdais.

Os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet abandonaram a prova. O piloto da Ferrari teve problemas mecânicos na 46ª volta, quando era o 11º colocado, enquanto o piloto da Renault rodou sozinho na 24ª volta. A próxima prova da Fórmula 1 está marcada para o próximo domingo, às 6h (horário de Brasília), em Sepang, na Malásia.

ANÁLISE DO ESPECIALISTA
Crédito
"O tabu chegou ao fim. Com soberania. Com propriedade."
Crédito
"É uma equipe forte, unida, motivada. Com ou sem difusor traseiro, vai lutar pelo título."
BLOG DO FÁBIO SEIXAS
BLOG DO TÉO JOSÉ
A corrida
O bom desempenho de Barrichello no treino ruiu logo na largada. O brasileiro demorou para sair do grid, foi ultrapassado por oito adversários e ainda conseguiu recuperar duas posições no fim da reta. Porém na curva ele dividiu o espaço com Webber e Heidfeld, e o choque foi inevitável.

A sorte do piloto da Brawn GP é que seu carro não sofreu muitas avarias, enquanto Webber acertou o finlandês Heikki Kovalainen, que teve de abandonar a prova, e em seguida tocou em Adrian Sutil. Só o brasileiro não precisou ir aos boxes após a colisão. Longe da confusão, Button manteve a ponta, seguido por Vettel e Massa. Nelsinho Piquet foi o destaque, saltando do 14º para o 9º lugar.

"O carro praticamente morreu, a embreagem entrou em ponto morto, tive de engatar a primeira rapidamente e o carro seguiu. Na curva, porém, a McLaren bateu forte, isso me jogou para cima da Red Bull e achei que a corrida ia acabar por ali", lembrou o brasileiro.

Aos poucos, Barrichello melhorou o desempenho e assumiu o sexto lugar do GP na décima volta, ultrapassando Kimi Räikkönen. Em seguida, Massa fez sua parada nos boxes. Na 17ª volta, o japonês Kazuki Nakajima perdeu o controle do carro e bateu no muro. Barrichello aproveitou para fazer o pit stop, Button fez a parada na volta seguinte, mas logo na saída o inglês viu o safety car ir para a pista, em virtude dos detritos deixados na pista por Nakajima.

"O prejuízo é grande...Tomara que consigamos levantar e arrebentar"
MASSA É SÓ LAMENTO
OUÇA A ENTREVISTA
HAMILTON SAI NO LUCRO
Quando o carro de segurança saiu na 24ª volta, o Brasil perdeu um de seus representantes. Nelsinho Piquet rodou sozinho na primeira curva e abandonou a prova. "Tive de frear forte e não tinha pressão nenhuma", lamentou o piloto da Renault, que foi mal em todo final de semana. Na 47ª volta, foi a vez de Felipe Massa deixar o GP com problemas mecânicos.

Ao mesmo tempo, Barrichello partia para a pressão em cima de Vettel na luta para conquistar o terceiro lugar, pois ainda não havia feito a segunda parada. Já o seu companheiro de equipe, Button, tinha tanta diferença na frente que, mesmo fazendo seu segundo pit stop, ele manteve a liderança na 48ª volta.

A sete voltas do fim, Barrichello parou nos boxes, mas voltou atrás de Kubica e Rosberg, ficando em quinto lugar. O brasileiro superou o alemão da Williams na volta seguinte, mas estava mais de 20s atrás de Kubica e Vettel.

Porém o milagre aconteceu na 54ª volta. O polonês e o alemão se tocaram quando disputavam o segundo lugar e deram adeus à prova. "Me desculpem", disse Vettel pelo rádio para a equipe, enquanto Barrichello completava a histórica dobradinha com Button. "Foi uma ótima estratégia da equipe e estou muito feliz", encerrou o brasileiro, após celebrar com Button e o chefão Ross Brawn.

Fonte UOL