Esta é a segunda pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste sobre as eleições municipais no Interior cearense
Se as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, João Barroso, filiado ao PSDB, seria reeleito para mais um mandato à frente da Prefeitura do município de Itapipoca. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 deste mês, com 301 eleitores, maiores de 16 anos e menores de 70 anos. Em Itapipoca, um colégio eleitoral com mais de 70 mil eleitores, três candidatos estão disputando a Prefeitura.
João Barroso, segundo o relatório da pesquisa, teria hoje 60% das intenções de votos para continuar prefeito. O segundo candidato, Vicente Antenor (PSB) soma 26%, e Antônio Carneiro (PSL) tem apenas um ponto percentual, registra a parte estimulada (aquela em que o entrevistador mostra a relação dos candidatos e pergunto em qual deles o eleitor votará). A margem de erro da pesquisa é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos, diz o Instituto.
A pesquisa está registrada na 17ª Zona eleitoral de Itapipoca, segundo o protocolo nº 79833/08. As entrevistas são pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa que é o de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. 20% dos questionários, aproximadamente, são fiscalizados.
Na parte estimulada da pesquisa, apenas um por cento não respondeu, enquanto dois por cento disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. 10% disseram não saber em quem votar. Na parte espontânea (aquela em que o entrevistador, sem apresentar a relação de candidatos pergunta em quem o eleitor votará) 27% dos entrevistados disseram não saber em quem votará.
Ainda na parte referente a espontânea, um por cento não respondeu e também um porcento dos entrevistados disse que deixaria o voto em branco ou o anularia. O candidato a prefeito Antônio Carneiro não obteve pontuação nessa parte da pesquisa. O candidato João Barroso, de forma espontânea foi citado por 48% dos entrevistados, enquanto Vicente Antenor obteve 23% das intenções de voto.
Rejeição
Quando foi perguntado aos 301 eleitores entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de Itapipoca, 58% disseram que não votariam em Antônio Carneiro. O segundo com o maior percentual de rejeição é Vicente Antenor com 32%, seguido de João Barroso com 18%. Um total de 9% dos entrevistados disseram que poderia votar em qualquer um dos candidatos, 5% responderam que não sabiam e apenas um por cento não respondeu.
Foi perguntado também aos eleitores de Itapipoca ´quem será o próximo prefeito´ do município. 62% dos entrevistados disseram que será João Barroso, 19% dos ouvidos afirmaram que será Vicente Antenor e apenas um por cento disse que será Antônio Carneiro. 17% responderam não saber.
ELEIÇÕES CONSECUTIVAS
Revezamento entre dois candidatos
Distante 130 Km de Fortaleza, com uma população de 107.281 habitantes, sendo 73.943 eleitores, Itapipoca registra a terceira disputa consecutiva pela Prefeitura do município entre os candidatos João Ribeiro Barroso (PSDB) e Vicente Antenor Ferreira Gomes Filho (PSB). No primeiro confronto, em 2000, o atual socialista levou a melhor com 23.018 votos (57,48%) contra 14.275 (35,65%) do tucano. Na eleição de 2004, Barroso derrotou Antenor que tentava ser reeleito. Naquele pleito, o embate foi mais acirrado, sendo que a vantagem do atual prefeito foi de apenas 798 sufrágios. O candidato do PSDB teve 21.332 contra 20.534 de Vicente.
Além deles, também está inserido neste pleito o postulante Antônio Carneiro (PSL). Em entrevistas ao Diário do Nordeste, os três expuseram suas expectativas para o restante da campanha. João Barroso, atual prefeito, aposta nas obras da sua gestão e na organização da máquina administrativa para ser reeleito. Já Vicente Antenor, além de destacar sua experiência como gestor e deputado estadual, também vincula sua imagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao governador Cid Gomes (PSB), que, por sinal, é seu sobrinho, e ao deputado estadual Edísio Pacheco (PV), que era o vice-prefeito de Barroso, antes de se eleger para a Assembléia Legislativa. Por sua vez, Carneiro se coloca como terceira opção para a cidade, pois, segundo o candidato, a população estaria ´desiludida´ com o tucano e o socialista, os dois últimos prefeitos de Itapipoca.
Concluir
Barroso afirma que além de gerenciar débitos da gestão de seu antecessor e principal adversário, Vicente Antenor, também tem que concluir obras importantes na cidade como estradas aos distritos, construção e ampliação de escolas, trazer água para o município, com a construção dos açudes Gameleira e Barra do Macaco. ´Precisamos de mais 4 anos para concluir essas obras, para trazer indústria e emprego para a população´, reforçou.
Vicente Antenor diz que a população deverá escolhê-lo como candidato não pelo que vai fazer, mas sim pelo que realizou. ´O povo não vai votar em mim pelo que irei fazer, mas pelo que fiz durante oito anos, fui deputado estadual por 12 anos. E a população sempre me procura para tudo, porque é um povo carente, somente hoje (dia 15/08) recebi a visita de 40 pessoas, mas não posso dar dinheiro porque a lei proíbe. Então o que eu faço é orientá-los. Eles sabem que minha vida é difícil porque moro em casa alugada e que faço isso (política) porque gosto. Eu não tenho dinheiro e não tenho nada´, ressaltou.
Ao ser indagado sobre sua disposição de se candidatar aos 79 anos (completa 80 este ano), Antenor afirmou que esta será sua última empreitada política, sendo eleito ou não. ´Tenho fôlego até para mais porque não bebo e não fumo, mas quero encerrar nesses 4 anos, porque já é hora de parar, e eu prometi a eles (família), que eu não quero mais ir para frente, primeiro porque daí em diante depende de Deus, depois dos 80 anos tudo aparece, ninguém pode adivinhar o que vai ter ou não, fazer mais essa candidatura e depois entregar para os outros´, colocou.
Já Antônio Carneiro (PSL) declarou que sua candidatura é para tentar fazer o que não foi realizado pelos últimos gestores, dizendo que faltou tanto a Antenor como Barroso projetos ligados à Saúde Pública, irrigação. ´Com quem tenho conversado, todas as declarações foram neste sentido. A população está desiludida, não se vê mais animação em política, porque eles prometem e quase sempre não cumprem´, afirma.
Impugnações
Indagado sobre como pretende veicular sua mensagem com poucos recursos, pois, neste 1ºmês de campanha, não fez nenhuma distribuição de santinhos, cartazes e são poucas as pinturas de muro pela cidade, ele afirmou que vai fazer propaganda. ´Teremos a ajuda de candidatos a vereadores com os carros de som, mas minha campanha é pobre, com poucos recursos, porém, vamos mostrar que há uma terceira opção, que é possível ainda ter esperança na política´, reiterou.
Poucas candidaturas foram indeferidas pelo juiz eleitoral da 17ª Zona, de cuja jurisdição fazem parte os municípios de Itapipoca, Miraíma e Amontada. É pequeno o trabalho na fiscalização da propaganda nas cidades citadas.
De acordo com o chefe do cartório da 17ªZona eleitoral, Francisco William Santana Pitta, em Itapipoca, foram solicitadas a impugnação de três candidaturas, dentre elas a do postulante a prefeito, Vicente Antenor Ferreira Gomes Filho (PSB), por contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com nota de improbidade. Além do magistrado deferir o registro de Antenor, o Ministério Público não recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE). ´No caso do Vicente Antenor, o Ministério Público não recorreu à decisão do juiz, em função das decisões do TSE e do STF sobre os candidatos fichas-sujas´, esclareceu Francisco William.
Indeferido
Em Itapipoca o juiz eleitoral indeferiu os pedido de registro dos candidatos a vereador Isabel Cristina Barbosa Teixeira (PMDB) e Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB). Isabel teve contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), enquanto Francisco das Chagas teria se desincompatibilizado fora do prazo estipulado pela legislação eleitoral.
Já em Amontada, o único pedido de registro de candidatura indeferido pelo juiz da 17ª Zona eleitoral foi o do candidato a prefeito daquela cidade, Francisco Edilson Teixeira (PSB), que teve contas rejeitadas pela Câmara Municipal daquela cidade, cujo parecer pela desaprovação foi emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Em Miraíma, outra cidade que faz parte da 17ª Zona, foram indeferidos os registros dos postulantes a vereador João Coelho Teixeira e Raimundo Nonato de Albuquerque, ambos do PP. Eles tiveram contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Todos os postulantes citados, que tiveram registros indeferidos, encaminharam recursos ao TRE.
Fonte:Diáriodonordeste.com.br