O programa Banda Larga nas Escolas, lançado há pouco mais de dois meses, superou a meta de instalação em 20%. Neste primeiro semestre, a expectativa era levar conexão rápida à Internet para duas mil escolas do País até 30 de maio. No período, 2.380 instituições e 2,2 milhões de estudantes já foram atendidos. Até o fim do ano, outras 20 mil escolas vão receber o serviço.
» 56 mil escolas públicas terão banda larga» Instalação começa em 45 dias» 2,5 mil escolas já têm banda largaO programa faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que reúne iniciativas como a de instalar computadores nos colégios, a capacitação de professores e o oferecimento de conteúdos educacionais. Entre essas iniciativas estão o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais, novos instrumentos que vão auxiliar os professores na oferta de conteúdos curriculares multimídia.
Em Brejinho de Nazaré, no Estado do Tocantins, município com 5,5 mil habitantes, o serviço foi instalado em 21 de maio na Escola Estadual Padrão. Para a diretora, Iracy Mendes, a chegada da banda larga é um sonho tornado realidade. "Já incluímos a disciplina de informática na carga horária dos alunos", comemora.
A diretora do Colégio Estadual de Feira de Santana, no Estado da Bahia, Maria Nice Ferreira, está surpresa com a rapidez da instalação da banda larga na instituição. "Uma semana depois do anúncio do programa, chegou uma equipe para instalar a linha telefônica e conectar os computadores", contou. Maria Nice destacou a importância de usar a tecnologia de forma orientada com os alunos. Para isso, deve-se estimular os professores a fazer cursos de capacitação.
Na primeira etapa, Minas Gerais é o Estado com o maior número de escolas conectadas (704). Seguem-se Rio de Janeiro (223) e Paraná (193). A parceria entre os ministérios da Educação, das Comunicações, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permitirá a instalação da banda larga em 56.685 mil escolas públicas.
O serviço atenderá 37,1 milhões de estudantes da educação básica (86% do total) ao longo de três anos. Os municípios mais afastados dos grandes centros metropolitanos serão os mais beneficiados com a instalação do serviço. "A conexão rápida à Internet vai permitir aos alunos pesquisar e ter acesso ao que há de mais novo no mundo", diz o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.
De acordo com o secretário, a instalação da banda larga, a capacitação de professores para a utilização das tecnologias de informação e comunicação e o oferecimento de conteúdos digitais fazem parte de um conjunto de projetos integrados do novo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), idealizado para oferecer à população escolas públicas de qualidade.
As operadoras de telecomunicações instalarão a conexão em alta velocidade (um megabit de download) e oferecerão a ampliação periódica dessa velocidade para manter a qualidade e a atualidade do serviço durante a vigência da oferta, até 2025. Este ano, pelo cronograma, serão atendidas 40% das escolas previstas. Em 2009, outras 40% e, em 2010, as 20% restantes.
Agência Brasil