Luiz Carlos e Dentinho brilham no empate entre Ceará e Corinthians no Castelão
Atacantes marcam duas vezes cada e garantem empate por 2 a 2, neste terça-feira, no Castelão. Timão mantém liderança isolada
Leandro Canônico Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM em Fortaleza (CE)
O desempenho está longe de ser igual ao das primeiras rodadas, mas o Corinthians conseguiu reagir após a primeira derrota na Série B. Diante do maior público da competição até agora (47.308 torcedores) e do novo artilheiro da Segundona, Luiz Carlos, quem brilhou foi o atacante Dentinho, maior goleador da equipe na temporada. Com dois gols, o garoto garantiu o empate por 2 a 2 com o Ceará, nesta terça-feira, no Castelão, e evitou que o Timão perdesse pela segunda vez consecutiva.
Com o resultado, o Corinthians chega aos 28 pontos e mantém a liderança isolada. Já o Ceará perde grande chance de entrar de vez na briga por uma das quatro vagas na elite em 2009. O Vovô sobe para 19 na sétima colocação.
Os paulistas voltarão a jogar fora de casa no próximo finla de semana. Enfrentam o Paraná, sábado, às 16h10m, em Curitiba. O Ceará recebe o São Caetano, sexta-feira, às 20h30m, novamente no Castelão.
Timão sai na frente, mas Ceará vira com torcida e artilheiro
Empurrado pelo grande número de torcedores presentes no Castelão, o Ceará tentou pressionar logo nos primeiros minutos, mas sofreu com a forte marcação do Corinthians. Sem Vavá, um de seus artilheiros, machucado, o Vovô sofreu para encontrar espaços e criar jogadas de perigo a seu outro goleador, Luiz Carlos, preso entre William e Chicão.
Com a ofensividade, os nordestinos abriram espaços para o Timão jogar nos contra-ataques. E foi aproveitando uma falta em jogada rápida pela esquerda que os paulistas abriram o placar, aos sete minutos. Eduardo Ramos cobrou pela esquerda, Herrera dividiu pelo alto com um zagueiro e a bola sobrou livre na pequena área para Dentinho fazer o quarto gol dele na Segundona, deixando o estádio em silêncio por alguns segundos.
O Corinthians, porém, não soube aproveitar a vantagem. A equipe deixou o técnico Mano Menezes desesperado no banco de reservas pelo excesso de passes errados e acabou levando o gol de empate, em falha de marcação da defesa, aos 14 minutos. Mancuso cruzou da direita nas costas do lateral-direito Denis, Luiz Carlos dominou livre e fuzilou Felipe. Festa no Castelão!
A virada quase veio, aos 21, quando Marcos Paraná arriscou rasteiro de fora da área e Felipe fez difícil defesa no canto esquerdo. Mas, sete minutos depois, a defesa corintiana voltou a bater cabeça para delírio da torcida. Elias dominou errado na área, Cleisson se antecipou a ele e foi derrubado. Luiz Carlos bateu o pênalti e fez o segundo, chegando a dez gols e assumindo a artilharia isolada.
Apesar da atuação irregular, o Corinthians ainda teve a chance de empatar, aos 33. Apagado em campo, Herrera recebeu na área, ganhou do zagueiro, mas na hora de chutar foi travado pelo goleiro Adílson e desperdiçou.
Mano mexe na equipe, e Timão consegue empate
No segundo tempo, Mano Menezes tentou corrigir as falhas pelo lado direito com a entrada de Carlos Alberto no lugar de Denis. Apesar da melhora no setor, o Timão não atendeu aos pedidos do treinador para tocar mais a bola e pouco incomodou os cearenses nos momentos iniciais.
Dentinho comemora o gol de empate
O problema, aliás, fez o comandante paulista tirar Elias para a entrada de Acosta na tentativa de dar mais qualidade ao setor de criação. A primeira boa chance, porém, foi do Ceará, aos 19. Luiz Carlos recebeu livre na área, tentou driblar Felipe, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa.
A resposta do Corinthians veio seis minutos mais tarde. Dentinho aproveitou rebote pela direita e tocou para trás. Na entrada da área, Herrera soltou a bomba e Adílson fez linda defesa no ângulo esquerdo. Aos 26 foi a vez de Acosta receber presente de Mancuso na pequena área e chutar fraco.
Com a zaga do Ceará batendo cabeça, o Timão aproveitou para pressionar. O empate quase veio, aos 29, depois que Herrera recebeu livre pela direita e cruzou. Caíndo, André Rancharia desviou pela linha de fundo e, por pouco, não fez contra.
Aos 36, porém, os cearenses não puderam evitar. Em nova falha do sistema defensivo, Dentinho recebeu livre na área e empurrou para o gol, chegando aos 15 na temporada e assumindo o posto de artilheiro máximo do Timão.
Leandro Canônico Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM em Fortaleza (CE)