Dr. Denilson Feitosa
Cirurgião-dentista
CRO-Ce: 4542
CÂNCER DE BOCA
O Câncer de Boca é um dos tipos de câncer de mais fácil detecção precisando ser diagnosticado ainda no estágio inicial, pois desta forma o tratamento é simples e na maioria dos casos não deixa seqüelas. No Brasil esta se apresenta com significativo avanço por falta de sensibilização da população.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no Brasil esta patologia aparece como a 8o mais freqüente entre os homens (9.985 casos) e a 9o entre as mulheres (3.895 casos) e a previsão para 2008 é que assuma o 5o lugar(10380) entre os homens e o 7o lugar(3780) entre as mulheres. Segundo o INCA está previsto para o Ceará em 2008 7580 casos para os homens (5o lugar) e 8590 casos ( 7o lugar) entre as mulheres.
A prevenção consiste em evitar exposição a fatores de risco que são preponderantes no desenvolvimento da doença, procurando identificá-la precocemente. Estes são:
Fumo, principalmente cachimbo;
Bebidas alcoólicas;
Próteses mal ajustadas causando estomatites crônicas;
Dentes quebrados que traumatizem a mucosa;
Radiação Solar;
Hábito de morder internamente a boca (lábios, língua, bochechas);
Não ir ao dentista.
Vale ressaltar que desses fatores o fumo é o maior responsável pelo desenvolvimento do CA de boca devido o cigarro apresentar mais de 60 substâncias cancerígenas. O calor provocado no interior da boca pela queima do cigarro predispõe ao câncer aumentando as chances de aparecimento quando somado a outros fatores como as bebidas alcoólicas.
Em países como o Brasil em que o sol está presente praticamente o ano todo, a radiação solar também é um fator de risco preocupante e algumas profissões como agricultores, pescadores, entre outras devem se proteger da radiação com protetores labiais e de pele além de chapéus para diminuir a exposição direta do corpo. Antes de desenvolverem a doença, os pacientes de risco apresentam na boca as chamadas lesões cancerizáveis que são enfermidades bucais que, quando não tratadas, podem evoluir para o Câncer de Boca. São elas: Leucoplasias, Eritroplasias, Líquen Plano e Queilite Actínica sendo importante a visita regular ao dentista para diagnóstico.
É importante realizar mensalmente o auto-exame de boca sendo esta uma técnica simples, bastando apenas que se tenha um espelho e um ambiente bem iluminado. A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca devendo-se procurar mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca como endurecimentos, caroços, feridas que não cicatrizam com 10 dias, sangramentos, inchações, áreas dormentes, dentes amolecidos ou quebrados. E não esqueça, notando alguma anormalidade, procure imediatamente um dentista.