sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mesmo com derrota, aproveitamento do Fla ainda é acima da média

Após a 12ª rodada do Brasileirão, time rubro-negro sente aproximação do vice-líder Cruzeiro, que já pode ultrapassá-lo no fim de semana

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tamanho da letra

A derrota do Flamengo para o Coritiba, nesta quinta-feira, voltou a equilibrar o topo da classificação do Campeonato Brasileiro.

A maior ameaça à liderança rubro-negra é o Cruzeiro, que chegou aos 24 pontos com a vitória na véspera (também por 1 a 0) diante do Atlético-PR, somente dois pontos atrás do rival carioca. Ou seja, o primeiro posto da tabela pode enfim ser alterado neste fim de semana. O Fla é líder desde a quinta rodada.Mesmo com a derrota em Curitiba, o líder Flamengo mantém um aproveitamento de pontos acima da média dos últimos campeões (ou campeão), com 72%. Desde que o Brasileiro é disputado em pontos corridos por 20 clubes, o São Paulo conquistou o título em 2006 e 2007 com 68% de aproveitamento dos pontos disputados.
Quem também está em ascensão é o Palmeiras, que aproveitou o triunfo sobre o Fluminense por 3 a 1 para assumir a quarta posição com 21 pontos, um a menos que o Grêmio, dentro da zona de classificação à Libertadores. Lugar de onde o Vitória saiu, por ter sido derrotado pelo São Paulo (também por 3 a 1), que igualou o time baiano com 20 pontos. Aliás, o time paulista foi o único a conseguir vencer fora de casa na rodada. Já o time gaúcho conseguiu um bravo empate (2 a 2) na Ilha do Retiro com o Sport, que caiu para a 13ª posição.
Coritiba e Botafogo, que goleou o Ipatinga por 4 a 0, foram os times que mais subiram na tabela - duas posições. O Coxa é o 10º, o Alvinegro, o 12º, ambos na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Em contrapartida, o Náutico caiu três posições, agora em nono lugar, com a virada sofrida para a Portuguesa (14º) por 3 a 2, no Canindé.
Além de evitar a derrota do Vasco (11º) em São Januário, o gol de Luizão nos descontos no empate em 1 a 1 com o Goiás (17º) evitou a queda do Atlético-MG para a zona de rebaixamento. O Galo segue em 16º após a derrota para o Internacional (8º), imbatível no Beira-Rio, onde conseguiu suas cinco vitórias na competição. Fluminense, Santos e Ipatinga, derrotados na rodada, completam a zona de rebaixamento com o time goiano. A vitória do Figueirense por 3 a 0 em Florianópolis quase custou o cargo de Cuca no comando santista, e serviu para confirmar a ótima campanha do time catarinense, em sétimo, com 19 pontos.

Equilíbrio? Nem tanto

A derrota do Flamengo deu mais emoção na briga pelas primeiras posições do Brasileirão. Mas, mesmo assim, se comparado ao ano passado, o campeonato deste ano está bem menos nivelado. Em 2007, após a 12ª rodada, a diferença do quarto colocado para o 17º era de apenas quatro pontos, contra dez nesta edição.

O Botafogo liderava com 24 pontos, seguido de Goiás (20), Cruzeiro e Paraná (19), que acabou sendo rebaixado ao fim do campeonato. O São Paulo, que acabou sendo campeão, estava na sétima posição, com 18 pontos, seis a menos que o líder, assim como agora. O Santos também estava na zona de rebaixamento, com 15 pontos, mas acabou sendo o vice-campeão.

Nenhum comentário: