em “Histórias sem Data: Primas de Sapucaia”
Objetivando desenvolver o conhecimento científico e apresentar os diversos momentos da arte cultural os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio
A programação do evento teve início às 17h00min horas do dia 07/11, realizada pela diretoria da escola a cargo da professora Maria Ilizian de Carvalho e contou com a presença especial do Bispo Emérito de Itapipoca D. Benedito Francisco de Albuquerque, Pe. Aureliano e Pe. Cesanildo, e o radialista José Ivo Magalhães.
O evento tem como objetivo propiciar um canal de comunicação entre a sociedade em geral e estudantil; despertar o interesse investigativo, relacionando o saber com a comunidade em geral; dar aos educadores uma interação social; explorar o conhecimento, nas áreas tecnológicas, humanas, artística, exatas, cientifica social e religiosa; propiciar modelos humanos, dignos de serem espelhados, servindo de inspiração para outras idéias.
Visto que a escola conhecedora dos problemas culturais e literários escolheu para homenagear o grande escritor romancista Machado de Assis que este ano é celebrado o seu centenário de morte.
O centenário da morte de Machado de Assis é momento para se revisitar e iluminar um tesouro e, também, para colocarmos perguntas fundamentais à sociedade brasileira sobre nossa literatura e nossa cultura, de fazermos o confronto com os valores do tempo dele.
A exposição foi realizada pelas turmas que vão da 5ª ao 3º ano do ensino médio e cada uma das turmas esteve encarregada de expor produtos e equipamentos da agricultura, artesanatos como também obras literárias de Machado de Assis. Dentro da programação foi apresentado danças, capoeira e alunos caracterizados de personagens das obras do escritor.
Vale ressaltar que, a Feira de Ciências e Cultural é uma exposição pública de trabalhos científicos e culturais realizados por alunos. Estes efetuam demonstrações, oferecem explicações, contestam perguntas sobre os métodos utilizados e suas condições. Os principais objetivos de uma feira de ciências são: despertar em alunos do ensino médio e fundamental o interesse pelas matérias científicas e culturais, despertar o espírito criativo. Desenvolver a capacidade de transmitir conhecimentos adquirido, estreitar vínculos entre escolas e comunidade, icentivar a aplicação de conhecimento formal na abordagem de problemas cotidianos, refletir a situação do ensino de ciências e da cultura e promover a sociabilidade dos estudantes. O espírito do investigador deve ser livre. O grande principio para que isto ocorra é a dúvida
Reportagens e fotos: Eldem Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário