A Secretaria Estadual da Saúde (SESA), lançou no dia 22 de Novembro de 2008, o dia D da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Anti – Rábica Animal que será prolongada até o dia 22 de Dezembro de 2008.
Vale ressaltar que a vacina não possui contra indicação, podendo ser vacinadas as cadelas e gatas prenhes, desde que sejam adotados os devidos cuidados na hora da contenção para não prejudicar os filhotes.Desta forma, pedimos a todos os proprietários de CÃES E GATOS que procurem o posto de vacinação mais próximo de sua casa para vacinar seus animais a partir de 1 (um ) mês de vida. LEMBRE-SE: a vacina NÃO é recomendada para animais silvestres, como: soim, raposa, macaco!
A Raiva é uma doença que ataca o sistema nervoso central, com 100% de letalidade guando não tratada a tempo. Acomete todos os mamíferos, inclusive o homem, podendo ser transmitida por cães, gatos ( ciclo urbano ); bovinos, equinos ( ciclo rural ); soim, macaco, morcego, raposa (ciclo silvestre ).
O cão acometido por esta doença, pode apresentar os seguintes sinais clínicos:
l Alteração no Comportamento
l O animal não bebe,
l O animal procura locais escuros,
l Apresenta sialorreia ( salivação excessiva ), uivando e com latido rouco.
Procedimentos em caso de Agressão:
Em caso de agressão, é indispensável que a pessoa agredida lave imediatamente o local com água e sabão e procure o posto de saúde mais próximo de sua residencia , para avaliação médica.
Como prevenir e controlar a Raiva:
l Captura r os cães irrestritos;
l Vacinação anual da população de cães e gatos;
l Avaliação e tratamento de todas as pessoas agredidas;
l Observação dos animais agressores ( cão e gato ) por 10 dias;
l Vigilância Epidemiológica;
l Educação em Saúde.
Na Coordenadoria Regional de Saúde de Itapipoca, foram confirmados 5 casos de raiva canina em 2002, sendo 1 em Tururu e 4
Naylê Francelino Holanda Duarte 1
1Médica Veterinária
1 Especialista
Assessora Técnica da 6ª CRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário