sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dilma será a sucessora de Lula em 2010, afirma Tarso GenroDilma

AFIRMAÇÃO DE TARSO

Lula já escolheu Dilma para 2010


Clique para Ampliar

"É uma escolha boa, que tem condições de ser acolhida pelo partido e fazer uma grande campanha", Tarso Genro

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que Lula vai indicar Dilma Rousseff para sucedê-lo na Presidência

Brasília. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai defender junto ao PT a indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para representar a legenda nas eleições presidenciais de 2010.

Ele se excluiu da disputa ao dizer que, como membro do governo, deve ´respeitar a escolha do presidente´. E reconheceu que essa escolha é visível. ´É a ministra Dilma.´

´Tenho uma avaliação, por uma série de sinais, que o presidente já fez uma escolha, que vai propor ao partido. E eu, como membro do governo e subordinado politicamente ao presidente, devo respeitar a escolha dele. E acho que é uma escolha boa, que tem condições de ser acolhida pelo partido e fazer uma grande campanha´, explicou.

A declaração de Tarso dividiu opiniões dentro do próprio PT. O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que a declaração do ministro não lhe surpreendeu. Apesar de também ser um defensor da candidatura de Dilma Rousseff, o senador considera que seria mais prudente esperar o fim das eleições municipais para só então começar o debate com os partidos aliados.

Essa não é a opinião, entretanto, de petistas como o primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (AC), e da líder do partido, Ideli Salvatti (SC). Viana afirma que ´é tempo de o PT começar a especular seus nomes´. Ele ressaltou que aliados como o PSB já fizeram isso ao colocar o nome do deputado Ciro Gomes (CE) como um virtual candidato à Presidência da República em 2010.

Já a líder do PT no Senado disse ´não ter qualquer dúvida´ de que Dilma Rousseff sempre foi o nome preferido de Lula para a sucessão presidencial.

Já a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), filha de Tarso Genro, ponderou que se o presidente Lula pretende fazer de Dilma Rousseff sua sucessora terá que ´começar a campanha cedo´. A seu ver, a ministra não é conhecida pela população suficientemente para emplacar em 2010 como presidente da República.

Nenhum comentário: