Ocupação deve acabar 'de forma responsável' em 16 meses, diz presidente.
Alguns batalhões poderão ficar para treinar as tropas iraquianas.
saiba mais
Barack Obama afirmou neste domingo (1º) que uma parte substancial das tropas que estão no Iraque voltarão para casa neste ano, já que “os iraquianos estão prontos para tomarem mais responsabilidade sobre a própria segurança.” As declarações foram dadas uma entrevista a rede televisão norte-americana NBC.
O presidente dos EUA disse ainda que delegou ao secretário da Defesa, Robert Gates, a missão de acabar a guerra "de forma responsável" nos próximos 16 meses. A retirada das tropas foi uma promessa de campanha de Obama.
"Acredito que 16 meses é um período acertado. Mas como já disse, muitas vezes, escutarei as recomendações dos meus comandantes", garantiu Obama.
"Poderá ser necessário manter uma força residual para treinar (as forças de segurança iraquianas) e proteger o povo iraquiano."
"Vamos garantir também que temos os meios e a estratégia necessárias para vencer a Al-Qaida e os talibãs no Afeganistão”, afirmou o presidente dos EUA, comprometendo-se a enviar reforços para a região. "O Afeganistão é o local onde começou a guerra contra o terrorismo e deve ser também onde ela acabará."
Nenhum comentário:
Postar um comentário