Na sessão desta quinta-feira (20/11) da Assembléia Legislativa, o deputado Welington Landim (PSB) defendeu a qualificação dos professores para melhorar a educação no País. O parlamentar destacou o editorial do jornal Diário do Nordeste do último domingo, intitulado “Quadro a reverter”, que traz dados divulgados pelo IBGE acerca da situação dos estudantes no País. De acordo com o Editorial, no Brasil 2,43 milhões de pessoas, entre 07 e 14 anos, não sabem ler nem escrever. 87,2% destes jovens estão matriculados no ensino médio ou fundamental da rede pública. Na avaliação de Welington Landim, os dados são alarmantes e o problema está, em grande parte, na falta de qualificação dos professores. “Não há aprendizado sem uma formação adequada para os professores. O dinheiro é um grande incentivo, mas a qualificação dos professores é fundamental para que possamos ter uma mudança neste quadro”, disse. Para ele, é preciso prezar, também, pela auto-estima do professor. O parlamentar afirmou que atualmente a escola pública está desacreditada, e defendeu incentivos para professores e funcionários, para que esse quadro possa melhorar. “Temos que criar mecanismos de incentivo, a começar pela prioridade, que é a educação”, disse. O parlamentar relatou que os seus quatro filhos ingressaram em universidades porque estudaram em escolas particulares. “Será que eles estariam lá, mesmo com a minha boa vontade, se tivessem ido para uma escola pública?”, questionou Welington. “Acredito que só existe uma forma de transformar a sociedade, é através da educação, não existe outra forma de transformação”, completou. Em aparte, o deputado Heitor Férrer (PDT) ressaltou que a educação é o caminho para que se saia do patamar de pobreza. “Nós sabemos que a diferença entre o fracasso e o sucesso é a educação”, acentuou. O pedetista também defendeu a qualificação dos professores pelo Estado, e reclamou do alto número de professores temporários. A deputada Rachel Marques (PT) também se pronunciou, afirmando que a aprovação do piso nacional dos professores “vai dar um passo significativo no sentido da qualidade da educação”. Também para o deputado Francini Guedes (PSDB) os números são “tristes e lamentáveis”. “É lamentável a preocupação só com a quantidade, mas não com a qualificação”, falou. RW
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br
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