domingo, 30 de novembro de 2008

Foi só pagar os jogadores ,Leão dá Show de bola e poermanece na série B

Fortaleza se garante na Série B

Galeria

Clique para Ampliar

Jogadores do Leão comemoram o gol de Nei Paraíba, o primeiro do Tricolor de Aço ontem contra o Brasiliense (Foto: Marília Camelo)

Clique para Ampliar

Galera leonina, após passar sufoco na Série B, festeja permanência como se fosse um título (Foto: JOÃO LUÍS)

Clique para Ampliar

Atacante Osvaldo homenageia sua mãe, já falecida, após marcar o 3ºgol da vitória tricolor (Foto: JOÃO LUÍS)

Apesar de toda a expectativa em torno de um jogo duro, o Fortaleza ignorou o Brasiliense, fez 3x0, e fica na Série B

Em ritmo de treino, o Fortaleza precisou de apenas 40 minutos para arrasar o Brasiliense ontem à tarde no Castelão e garantir sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. O placar de 3x0 foi modesto em relação à superioridade do Leão. A torcida lotou o Castelão e comemorou a permanência como se fora um título ou um acesso.

Com o resultado, o Tricolor de Aço terminou a competição com 45 pontos ganhos, na 16ª colocação. O Marília, embora tenha feito os mesmos 45, foi rebaixado para a Série C por ter uma vitória a menos.

Vitória fácil

Numa jogada atípica por suas caraterísticas, o zagueiro Preto deu uma bela arrancada do seu campo e passou a bola na entrada da área para Zé Eduardo que bateu para defesa parcial de Guto. Na sobra, Nei Paraiba teve apenas o trabalho de empurrar para dentro da rede e abrir o placar, aos 12 minutos de jogo.

Sete minutos depois, numa cobrança de falta, Gaúcho mandou uma bomba. A bola passou pela barreira e o goleiro Guto não conseguiu espalmá-la. Era o segundo gol do Leão e a certeza de que a queda para a Série C estava afastada.

Para sacramentar a vitória e a festa que tomou conta do Castelão, o atacante Osvaldo, um dos principais responsáveis pela salvação tricolor, recebeu lançamento de Eusébio na linha do meio do campo aos 43 minutos. Partiu em alta velocidade e colocou a bola no canto baixo esquerdo de Guto para anotar o terceiro.

Segundo tempo

Com a vitória assegurada e diante de um adversário totalmente batido, o Tricolor retornou para a segunda etapa apenas para administrar o resultado. Mesmo assim, em rápidos contra ataques, foi quem mais teve perto do gol adversário. Logo aos três minutos, Zé Eduardo, um dos melhores em campo, fugiu pela esquerda e bateu cruzado. Osvaldo chegou um pouco atrasado e desperdiçou a chance de ampliar.

Osvaldo deixou Flávio Medina ‘‘na cara do gol’’. O meia, no entanto, bateu fraco no canto esquerdo de Guto, que fez a defesa. Aos 45 foi a vez de Rinaldo servir Flávio Medina sem marcação a partir da intermediária. A torcida já se preparava para gritar o gol, mas Medina se precipitou e chutou torto, por fora. O Brasiliense teve no cabeceio de Tiago Félix praticamente a sua única chance de descontar. O goleiro Tiago Cardoso salvou com os pés.

Ao final do jogo, o ex-presidente do Fortaleza Sílvio Carlos frisou que o Fortaleza não escapou simplesmente de cair. ‘‘Essa recuperação nos dois últimos jogos foi eqüivalente a um acesso, pois estávamos praticamente na Série C’’.

Fortaleza 3
Tiago Cardoso; Juninho, Gaúcho e Preto; Simão, Erandir, Rogério (Josimar) e Zé Eduardo (Flávio Medina) e Eusébio; Nei Paraíba (Rinaldo) e Osvaldo.
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense 0
Guto; Patrick (Paulo Ricardo), Santiago, Júnior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Marcinho (Tonhão); Iranildo (Tiago Félix) e Leandro Neto.
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Competição - Campeonato Brasileiro Série B. Estádio - Castelão. Data - 29 de novembro de 2008. Árbitro - Wilson de Souza Mendonça (PE). Assistentes - Carlos Lustosa Filho (PI) e José Nilton da Costa (ambos do Piauí ). Renda - R$ 417.360,00 . Público - 48.010 pagantes. Gols - Nei Paraíba, aos 12; Gaúcho, aos 19 e Osvaldo, aos 43, todos no 1º tempo. Cartão amarelo - Santiago.

CASTELÃO LOTADO
Torcida registra novo recorde de público

Com um Castelão lotado, registrando o recorde de público de todo o Campeonato Brasileiro da Série B de 2008, a torcida do Fortaleza demonstrou confiança na vitória desde os primeiros momentos da partida. Foram registrados 48.010 pagantes, com uma renda de R$ 417,3 mil.

O primeiro gol de Nei Paraíba fez a multidão explodir em alegria, numa tarde que despontaria para uma cadeia de comemorações. Fogos, coros e gritos de ordem se repetiam a cada gol seguinte, como os de Gaúcho e do xodó da galera, o jovem Osvaldo.

Após o apito final, alguns torcedores invadiram o campo e chegaram a pedir a camisa aos jogadores. Paulo Ribeiro, 19 anos, residente no Bom Jardim, contou que chegou ao estádio às 13 horas. Ele foi um dos que invadiram o campo desafiando os policiais. A PM, no entanto, não teve trabalho, para conter os mais exaltados.

O público foi maior do que o de Ceará x Corínthians (47.308 pagantes), em 22 de julho último. A diferença foi de 702 torcedores. Os ingressos ontem tiveram um preço mais acessível e mulher pagou meia.

Nenhum comentário: