'Depois de meia hora parecia que eu é que estava doente', disse.
Fidel renunciou em fevereiro deste ano após 49 anos no poder em Cuba.
O presidente Lula ao lado de imagem de Che Guevara durante visita oficial a Cuba (Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ex-presidente cubano Fidel Castro nesta sexta-feira (31) antes de encerrar sua visita oficial a Cuba, iniciada na quinta-feira (30). O encontro de uma hora e meia foi reservado e aconteceu pouco antes do horário previsto para Lula retornar ao Brasil, às 17h.
O presidente disse que encontrou Fidel "muito saudável mentalmente". "Ele está com uma cabeça extraordinária e tão lúcido como sempre. Eu disse a ele quando cheguei que o tinha achado abatido. Depois de meia hora de conversa parecia que eu é que estava doente ", afirmou Lula.
Segundo o presidente, os dois conversaram sobre a crise financeira internacional e outros temas relacionados à América Latina e à América do Sul.
Durante a conversa, os dois concordaram que os países ricos devem resolver a crise financeira internacional. "A especulação não se deu na África ou na América Latina. A especulação se deu nos Estados Unidos e Na União Européia e portanto os países ricos não podem permitir que por sua irresponsabilidade os pobres paguem mais uma vez a conta", disse LUla pouco antes de embarcar para o Brasil.
Fidel Castro renunciou à Presidência de Cuba em fevereiro deste ano, após 49 anos no poder. Em seu lugar, assumiu seu irmão Rául Castro, que ocupava o Ministério da Defesa.
FIDEL CASTRO EM FOTOS
Último líder histórico do comunismo, Fidel, de 81 anos, anunciou a renúncia após quase 19 meses de convalescença de uma grave doença de origem intestinal. Desde sua saída do poder, têm sido cada vez mais raras suas aparições.
Lula retorna ao Brasil depois de de assinar acordos na área de petróleo entre a Petrobras e a Cuba Petróleo. O contrato terá duração de 32 anos, sete deles destinados à prospecção, e 25 à produção.
Durante o discurso de inauguração do escritório de negócios da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em Havana, Lula disse que tem vontade de se banhar com o petróleo extraído da camada pré-sal.
“Eu tenho vontade de tomar banho de petróleo, mas o Gabrielli [Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras] disse que não pode porque tem muitos produtos químicos no petróleo cru. Mas eu ainda farei alguma coisa, porque é emocionante”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário