quinta-feira, 26 de junho de 2008

Obama vence McCain em quatro Estados decisivos, diz pesquisa

Democrata está na frente em Colorado, Michigan, Minnesota e Wisconsin.
Candidatos têm centrado esforços para ganhar voto nos estados ditos 'oscilantes'.

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, venceria seu rival republicano, John McCain, em quatro Estados decisivos para as eleições presidenciais norte-americanas, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26).

Segundo os pesquisadores, o resultado pode apontar para uma ampla vitória de Obama na eleição de novembro.

O levantamento da Quinnipiac University mostrou que Obama vence McCain em Colorado, Michigan, Minnesota e Wisconsin, Estados que os estrategistas das campanhas incluem entre aqueles em que a disputa é mais acirrada e que podem ser determinantes para o resultado.

"Se estes números se mantiverem, será muito difícil o senador Obama não conquistar a Presidência por uma margem confortável", disse o diretor assistente da pesquisa, Peter Brown.

A sondagem indica que Obama lidera por 49% a 44% no Colorado, 48% a 42% em Michigan, 52% a 39% no Wisconsin e 54% a 37% em Minnesota. A margem de erro em cada Estado estava em torno de 2,6 pontos porcentuais para cima e para baixo.

A corrida presidencial dos EUA não é decidida pelo simples voto nas urnas, mas pela contagem dos chamados colégios eleitorais dos Estados onde cada candidato venceu. A populosa Califórnia, por exemplo, tem 55 colégios eleitorais, enquanto o Estado de Montana, que é escassamente povoado, possui três. Para vencer o candidato precisa ter um total de 270 colégios eleitorais.

Infográfico: Entenda como funcionam as eleições nos EUA

Ultimamente os candidatos têm dedicado a maior parte de sua campanha a um grupo de Estados "oscilantes" que podem se alinhar com qualquer um dos dois candidatos.

Uma pesquisa da Quinnipiac na semana passada mostrou que Obama vence McCain nos maiores Estados oscilantes: Ohio, Flórida e Pensilvânia.

Na pesquisa desta semana, Obama lidera com força entre as mulheres, minorias, eleitores independentes e jovens. McCain está na frente entre os homens no Colorado e os eleitores brancos no Michigan. Cerca de três quartos dos entrevistados disseram que já estão decididos.

Leia mais notícias sobre as Eleições nos EUA

Fonte:G1.globo.com

Nenhum comentário: