domingo, 29 de março de 2009

Governo implicará Faculdade Tecnológica em Iguatu e Itapipoca

No formato de cada Fatec estão previstos quatro cursos de nível superior e quatro cursos de nível médio.

A partir de julho de 2010, duas Faculdades Tecnológicas (Fatec) começarão a funcionar no Ceará. Em Iguatu, que teve o terreno desapropriado pelo Governo do Estado, serão três cursos tecnológicos e três cursos técnicos. A unidade vai formar tecnólogos de nível superior em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Publica e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com duração de 3,5 anos e técnicos de nível médio (habilitação técnica) nas áreas de Manutenção e Suporte em Informática, Redes Locais e Serviços Públicos, com dois anos de duração. Em Itapipoca, também serão três cursos tecnológicos e três cursos técnicos. Na unidade serão implantados cursos tecnológicos de educação superior (que formam tecnólogos) nas áreas de Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção Industrial e Eletrônica Industrial, com duração de 3,5 anos e os cursos técnicos de nível médio em Eletromecânica, Suporte e Automação Industrial e Manutenção em Suporte em Informática, com dois anos de duração.



O presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, disse que será implantada na unidade de Iguatu mais um curso superior e um curso técnico ainda em 2010, a serem definidos. Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Fatec terá 20 salas de aula, biblioteca universitária e técnica, ambientes administrativos, espaços de convivência, auditório e demais dependências de acordo com padrões definidos pelo Ministério da Educação. Serão montados 11 laboratórios na Fatec do Centro Sul.

De acordo com Samuel Brasileiro, as duas unidades terão sala de videoconferência e incubadora de empresas. No formato de cada Fatec estão previstos quatro cursos de nível superior e quatro cursos de nível médio. Já foram elaboradas as plantas arquitetônicas das duas unidades, e estão sendo preparados os projetos para abertura da licitação até março deste ano.

Assessoria de Imprensa do Centec

Flamínio Araripe (flaminio.a@gmail.com/ 3066.7030 - 9994.5245)

Fonte:site do Governo doEstado do Ceará

Button e Barrichello fazem dobradinha da Brawn

Nova equipe entra para a História na sua estreia na F-1

Button, Barrichello e Trulli mostraram a força das suas equipes (Crédito: EFE)

Button, Barrichello e Trulli mostraram a força das suas equipes (Crédito: EFE)

LANCEPRESS!

A Brawn entrou para a História da Fórmula 1 neste domingo ao fazer dobradinha no GP da Austrália, com Jenson Button vencendo e terminando à frente de Rubens Barrichello. Foi a primeira vez desde 1954 que uma equipe fez dobradinha na estreia - a outra foi a Mercedes, no GP da França. O inglês dominou a corrida de ponta a ponta, enquanto o brasileiro teve uma corrida cheia de incidentes e herdou o segundo lugar após uma batida entre Robert Kubica e Sebastian Vettel a três voltas do final. Jarno Trulli, da Toyota, cruzou em terceiro após fazer uma ótima corrida de recuperação, mas foi punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela.

Com isso, herdou o terceiro lugar o campeão mundial Lewis Hamilton (McLaren), que, com um limitado McLaren, fez uma uma corrida inteligente, sem erros e aproveitando os abandonos à sua frente. Completaram a zona de pontuação Timo Glock (Toyota), Fernando Alonso (Renault), Nico Rosberg (Williams), Sebastien Buemi (Toro Rosso), que marcou um ponto na sua estreia, e Sebastien Bourdais (Toro Rosso).

Os outros dois brasileiros abandonaram. Felipe Massa chegou a ocupar o terceiro lugar em boa parte da prova, mas teve um problema mecânico e parou a oito voltas do final. Já Nelsinho Piquet vinha fazendo boa corrida após largar de 14º, mas perdeu o controle de seu Renault e parou na caixa de brita quando era o sétimo colocado.

A CORRIDA

Button manteve o primeiro lugar após a largada, seguido por Vettel e Massa. Barrichello partiu muito mal e ainda se envolveu em uma batida com outros carros na primeira curva. O brasileiro ficou com a asa dianteira danificada, enquanto Mark Webber e Nick Heidfeld tiveram pneus furados e Heikki Kovalainen abandonou.

Nas primeiras voltas, Button e Vettel dispararam na frente, enquanto Massa, com desgaste excessivo nos pneus macios, foi perdendo terreno e passou a segurar um grupo que tinha Kubica, Kimi Raikkonen, Rosberg e Barrichello.

Em seguida, o alemão da Williams, com um carro mais veloz, ultrapassou Kimi e Barrichello aproveitou o embalo para tentar passar o finlandês. Porém, o brasileiro retardou demais a freada e danificou ainda mais a asa ao tocar no pneu traseiro direito do Homem de Gelo, que entrou nos boxes imediatamente para trocar pneus.

Logo em seguida, na 11ª volta, Massa e Kubica também entraram nos boxes prematuramente para trocar os pneus macios por duros. Depois, Vettel e Rosberg fizeram o pit stop e Barrichello subiu para segundo, seguido de perto por Kazuki Nakajima.

Mas na 17ª volta o japonês da Williams bateu e provocou a entrada do safety car. Vários pilotos entraram nos boxes e Barrichello se deu mal, pois a Brawn perdeu tempo na troca da asa dianteira. com isso, ele caiu para décimo e saiu da briga pelos primeiros lugares naquele momento.

Quem vinha subindo na classificação após uma tática de largar com muito combustível era Nelsinho Piquet, que largara em 14ª e ocupava o sétimo lugar. Mas na relargada, pressionado por Rosberg, o brasileiro saiu da pista após seus freios falharem, indo parar na caixa de brita.

Àquela altura, Button continuava na ponta, seguido por Vettel, Massa, Kubica e Raikkonen. Porém, o brasileiro, por ter sido um dos primeiros a fazer seu primeiro reabastecimento, teve de parar de novo antes dos rivais e isso o fez voltar no meio de um pelotão com vários carros, o que o tirou da briga pelo pódio. A 12 voltas do fim, o brasileiro teve um problema na sua Ferrari e abandonou. Raikkonen, que rodou em seguida, também teve problemas e parou quase no fim.

A disputa pela vitória ficou entre Button, Vettel e Kubica, que após a última rodada de reabastecimentos ficaram separados por menos de três segundos. Mais de 20 segundos atrás, Rosberg e Barrichello, que retardou sua última parada e ganhou terreno, passaram a disputar o quarto lugar. A seis voltas do final, o brasileiro fez bela ultrapassagem sobre o alemão.

Rosberg, com pneus macios desgastados, perdeu mais terreno ainda e acabou superado por Trulli, Hamilton e Alonso, que, após corridas de paciência, entraram na zona de pontuação.

Quase no final, Kubica, com pneus melhores, partiu para cima de Vettel, que tentou resistir e provocou um toque entre os dois. Ambos ficaram com o carro danificado e deram o segundo e terceiro lugares de graça para Barrichello e Trulli. O safety car entrou na pista e a corrida terminou com bandeira amarela.

Nos boxes, uma festa intensa e justificada para um time que foi remontado às pressas após a Honda pular fora da Fórmula 1. Button e Barrichello deram um abraço afetuoso e receberam os cumprimentos de Ross Brawn, sem dúvida o grande responsável por um momento histórico na Fórmula 1.

A segunda etapa do Mundial será disputada já no próximo domingo, na Malásia, às 6h (de Brasília).

GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA
RESULTADO FINAL
1º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 58 voltas em 1h34m15s784
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 0s807
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 2s914
4º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 4s435
5º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 4s879
6º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 5s722
7º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 6s004
8º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 6s298
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 6s335
10º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 7s085
11º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a 7s374
12º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 26s604*
13º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a uma volta
14º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Ferrari - a duas voltas (acidente)
15º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a três voltas (acidente)
16º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a três voltas (mecânico)

*punido com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova
ABANDONOS
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 12 voltas (mecânico)
Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 32 voltas (saída de pista/freios)
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 40 voltas (acidente)
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 57 voltas (acidente)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m27s706, na 48ª

FOTOS: GP da Austrália de F-1

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Barrichello tem sorte e ganha o segundo lugar no final
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Volta virtual do GP da Austrália 2009

Volta virtual do GP da Austrália 2009


Brawn GP comprova domínio, Button vence e Barrichello completa dobradinha

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
"É um ótimo começo de campeonato. Foi fantástico!"
BARRICHELLO ORGULHOSO
OUÇA A ENTREVISTA
BRAWN É FAVORITA?
TRULLI É PUNIDO
Absoluto, o inglês Jenson Button reinou no treino oficial e liderou a prova de ponta a ponta para vencer o GP da Austrália de Fórmula 1. O piloto sobrou nas 58 voltas e deu a vitória à equipe Brawn GP em sua primeira prova na categoria.

De quebra, um acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel colocou o brasileiro Rubens Barrichello na segunda posição e a escuderia inglesa conseguiu assim uma histórica dobradinha em seu GP inicial.

PRIMEIRO GP DE 2009
Daniel Munoz/Reuters
Webber bate em Kovalainen e Heidfeld roda na 1ª curva
Daniel Munoz/Reuters
Nelsinho abandona depois de rodar sozinho. Massa também deixa GP.
Oliver Multhaup/AP
No fim, festa para Ross Brawn e os pilotos Button e Barrichello
VEJA FOTOS DA CORRIDA
CONFIRA O RESULTADO DA PROVA
COMO FICOU O MUNDIAL DE PILOTOS
BRAWN DOMINA NOS CONSTRUTORES
Esta foi apenas a terceira vez na história que a Fórmula 1 viu uma equipe estreante ter os dois primeiros da prova. A primeira foi a Alfa Romeo no primeiro GP da Fórmula 1, realizado em Silverstone-1950, com a vitória de Giuseppe Farina e a segunda posição de Luigi Fagioli. Quatro anos depois, a Mercedes repetiu o feito com Juan Manuel Fangio e Karl Kling no GP da França-1954.

Depois disso, outras duas equipes conseguiram um triunfo no seu primeiro GP na categoria, mas sem a dobradinha. A Kurtis Kraft venceu o GP de Indianápolis em 1950, com Johnnie Parson. Já em 1977, foi a vez de a Wolf levar a vitória com Jody Scheckter no GP da Argentina.

Se Button dominou a prova desde o início, Barrichello teve de se recuperar após fazer uma péssima largada e cair para o sétimo lugar. Aos poucos, ele foi superando os adversários, mas chegou a quatro voltas do final precisando tirar mais de 20 segundos para ir ao pódio. Mas, nesta hora, Kubica e Vettel bateram, quando disputavam o segundo lugar, e o brasileiro herdou o posto.

"Estou muito feliz, muito contente com o resultado da prova. Nunca imaginei que poderia ser segundo depois da largada. Fico muito feliz de fazer a dobradinha", disse o veterano de 36 anos, sem esconder o largo sorriso. Ao seu lado, Button festejou apenas sua segunda vitória na F-1. O triunfo anterior dele fora no GP da Hungria, em 2006.

A terceira posição do GP da Austrália ficou com o italiano Jarno Trulli, mas ela acabou mudando de mãos após a prova. A direção considerou o piloto da Toyota culpado por ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, quando o safety car estava na pista na última volta, após a batida de Kubica. O italiano tomou 25s de penalização e caiu do 3º para o 12º lugar.

Assim, Hamilton herdou a terceira colocação, seguido pelo alemão Timo Glock. Os dois fizeram bela corrida de recuperação, pois largaram em 18º e 19º lugares, respectivamente. O espanhol Fernando Alonso foi quinto colocado, seguido pelo alemão Nico Rosberg, pelo estreante suíço Sébastien Buemi e pelo francês Sébastien Bourdais.

Os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet abandonaram a prova. O piloto da Ferrari teve problemas mecânicos na 46ª volta, quando era o 11º colocado, enquanto o piloto da Renault rodou sozinho na 24ª volta. A próxima prova da Fórmula 1 está marcada para o próximo domingo, às 6h (horário de Brasília), em Sepang, na Malásia.

ANÁLISE DO ESPECIALISTA
Crédito
"O tabu chegou ao fim. Com soberania. Com propriedade."
Crédito
"É uma equipe forte, unida, motivada. Com ou sem difusor traseiro, vai lutar pelo título."
BLOG DO FÁBIO SEIXAS
BLOG DO TÉO JOSÉ
A corrida
O bom desempenho de Barrichello no treino ruiu logo na largada. O brasileiro demorou para sair do grid, foi ultrapassado por oito adversários e ainda conseguiu recuperar duas posições no fim da reta. Porém na curva ele dividiu o espaço com Webber e Heidfeld, e o choque foi inevitável.

A sorte do piloto da Brawn GP é que seu carro não sofreu muitas avarias, enquanto Webber acertou o finlandês Heikki Kovalainen, que teve de abandonar a prova, e em seguida tocou em Adrian Sutil. Só o brasileiro não precisou ir aos boxes após a colisão. Longe da confusão, Button manteve a ponta, seguido por Vettel e Massa. Nelsinho Piquet foi o destaque, saltando do 14º para o 9º lugar.

"O carro praticamente morreu, a embreagem entrou em ponto morto, tive de engatar a primeira rapidamente e o carro seguiu. Na curva, porém, a McLaren bateu forte, isso me jogou para cima da Red Bull e achei que a corrida ia acabar por ali", lembrou o brasileiro.

Aos poucos, Barrichello melhorou o desempenho e assumiu o sexto lugar do GP na décima volta, ultrapassando Kimi Räikkönen. Em seguida, Massa fez sua parada nos boxes. Na 17ª volta, o japonês Kazuki Nakajima perdeu o controle do carro e bateu no muro. Barrichello aproveitou para fazer o pit stop, Button fez a parada na volta seguinte, mas logo na saída o inglês viu o safety car ir para a pista, em virtude dos detritos deixados na pista por Nakajima.

"O prejuízo é grande...Tomara que consigamos levantar e arrebentar"
MASSA É SÓ LAMENTO
OUÇA A ENTREVISTA
HAMILTON SAI NO LUCRO
Quando o carro de segurança saiu na 24ª volta, o Brasil perdeu um de seus representantes. Nelsinho Piquet rodou sozinho na primeira curva e abandonou a prova. "Tive de frear forte e não tinha pressão nenhuma", lamentou o piloto da Renault, que foi mal em todo final de semana. Na 47ª volta, foi a vez de Felipe Massa deixar o GP com problemas mecânicos.

Ao mesmo tempo, Barrichello partia para a pressão em cima de Vettel na luta para conquistar o terceiro lugar, pois ainda não havia feito a segunda parada. Já o seu companheiro de equipe, Button, tinha tanta diferença na frente que, mesmo fazendo seu segundo pit stop, ele manteve a liderança na 48ª volta.

A sete voltas do fim, Barrichello parou nos boxes, mas voltou atrás de Kubica e Rosberg, ficando em quinto lugar. O brasileiro superou o alemão da Williams na volta seguinte, mas estava mais de 20s atrás de Kubica e Vettel.

Porém o milagre aconteceu na 54ª volta. O polonês e o alemão se tocaram quando disputavam o segundo lugar e deram adeus à prova. "Me desculpem", disse Vettel pelo rádio para a equipe, enquanto Barrichello completava a histórica dobradinha com Button. "Foi uma ótima estratégia da equipe e estou muito feliz", encerrou o brasileiro, após celebrar com Button e o chefão Ross Brawn.

Fonte UOL

sábado, 28 de março de 2009

Rubens Barrichello é 2º no treino classificatório

Rubinho, radiante: 'Estou muito, muito feliz por estar aqui'

Piloto brasileiro não esconde alegria por largar na primeira fila no Grande Prêmio da Austrália

GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália


Rubens Barrichello no treino classificatório

Rubens Barrichello era um sorriso só após obter o segundo melhor tempo no treino classificatório para o Grande Prêmio da Austrália, neste sábado, em Melbourne. Ele não se esqueceu que foi considerado por muitos como um ex-piloto nos últimos meses e parabenizou a todos da Brawn GP pela dobradinha com Jenson Button, o pole position.

- Os últimos três ou quatro meses foram críticos, esperando por notícias. Por isso, estou muito, muito feliz por estar aqui. Não tenho nada de veterano - disse o piloto brasileiro.

A Rede Globo transmite o GP da Austrália no domingo, às 3h (horário de Brasília), com narração de Cléber Machado, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, com narração de Luca Toni, a luta pela pole e a prova.

Rubinho não quis lamentar a perda da pole position para o seu companheiro no fim do treino:

- Foi um grande dia. Eu esperava poder colocar o carro na pole. O carro estava fantástico com pouco combustível, mas na Q3 (superpole, parte final do treino classificatório) eu tive um problema na traseira e foi difícil. Mas a primeira fila foi muito importante para nós. E temos de estar felizes por isso.

Piloto mais experiente da Fórmula 1, Barrichello se diz rejuvenescido com as perspectivas de lutar por vitórias nesta temporada:

- Eu me sinto mais jovem do que a maioria deles. Eu acelero, sou todo animação e estou grato de ter um bom carro. Foi muito difícil nas últimas temporadas. É tão bom estar de volta em um carro novo.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Lula e Brown anunciam fundo de US$ 100 bilhões para financiar o comércio

Presidente e primeiro-ministro britânico se reuniram nesta quinta-feira.
'Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis', disse Lula.

Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciaram nesta quinta-feira (26), após reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília, a proposta de criação de um fundo de, no mínimo, US$ 100 bilhões para financiar o comércio internacional. Os dois devem levar essa proposta para discussão na cúpula do G20, em Londres, no próximo dia 2.

“Centenas de empresas estão impedidas de fazer comércio por falta de crédito. A comunidade internacional não pode permitir isso. Por isso, estamos propondo a criação de um fundo de pelo menos U$ 100 bilhões para ajudar o mundo nesse campo do comércio internacional. Isso é absolutamente necessário para passarmos pela crise. US$ 100 bilhões é o mínimo”, detalhou Brown em sua exposição inicial após encontro com Lula.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que essa proposta já vem sendo debatida pelos países que se reunirão em Londres para a Cúpula do G20, mas que essa era a primeira vez que os detalhes da proposta vieram à tona. “O Brasil vai contribuir da forma que for possível. O ministro Mantega [Fazenda] está estudando uma forma de contribuir sem que isso afete nossas finanças e nossas reservas”, disse rapidamente o ministro.

Durante a entrevista coletiva os dois se mostraram bastante alinhados nas propostas que apresentaram em Londres e concordaram sobre a necessidade urgente de uma nova arquitetura global para o sistema financeiro.

Lula voltou a dizer que a crise foi criada pelos mercados dos países ricos e que ela não podia penalizar os mais pobres. “Não podemos permitir que os pobres paguem por uma crise feita por ricos, sobretudo porque ela não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada”, salientou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, se encontram em Brasília, nesta quinta-feira (26). Brown visita São Paulo nesta tarde, onde conhecerá o Museu do Futebol. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

O primeiro-ministro britânico foi enfático ao exigir uma nova regulamentação dos bancos, do sistema financeiro e das organizações multilaterais de financiamento.

“O antigo consenso de Washington morreu e não podemos voltar ao modelo de sistemas bancários do passado. Temos que mudar nossa lógica financeira para que as pessoas e as empresas se sintam seguras a usar os bancos. O novo consenso que estamos construindo tem que garantir isso. Esse consenso deve incluir apoio ao comércio”, argumentou.

Lula comparou o sistema financeiro às câmeras de vigilância em shoppings e praças. Ele disse que é inaceitável que todas as pessoas sejam monitoradas quando “vão fazer um passeio” e o mercado financeiro faz “de tudo sem regulamentação e fiscalização”.

Os dois líderes também falaram duramente contra os paraísos fiscais e as medidas protecionistas adotadas por alguns países. “Nós concordamos que a Organização Mundial do Comércio [OMC] deve dar nomes aos bois e dizer quem está praticando protecionismo”, disse o primeiro-ministro.

“Eu sei que teremos um duro enfrentamento no G20 [contra os paraísos fiscais]. Se fosse só as Ilhas Cayman não teria problema, mas tem países importantes como a Suíça que nunca foi chamada de paraíso fiscal, mas tem muita semelhança”, argumentou Lula.

O presidente voltou a dizer que a reunião de Londres será histórica e é hora dos políticos e os líderes mundiais agirem para salvar o mundo da crise e criar novas bases para o desenvolvimento. Lula disse que espera que haja debate entre os governantes e que o encontro “não sirva apenas para que se marque uma nova reunião”.

“Eu espero que a reunião do G20 tenha um pouco de debate. Sempre somos gentis uns com os outros, nos tratamos bem, mas nessa reunião tem que ter um pouco mais de calor, temos que discutir”, disse.

Futebol

Brown e Lula também acertaram que as áreas de esporte dos dois países trocaram informações mais constantes para tomar decisões que ajudem na realização de grandes eventos esportivos como as Olimpíadas de Londres, em 2012, e a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

O primeiro-ministro revelou que a Associação de Futebol Inglesa e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também manterão diálogo para troca de experiências sobre o esporte e devem criar uma escola de árbitros no Brasil.

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Cientistas acompanham queda de asteroide e resgatam pedaços

Feito inédito foi feito por pesquisadores americanos e sudaneses.
Objeto foi descoberto por telescópio e caiu na Terra 19 horas depois.

Salvador Nogueira Do G1, em São Paulo


Peter Jennisken, da Nasa, e Muawia Shaddad, da Universidade de Khartoum, no Sudão, ambos ao centro, acompanham estudantes na caça aos meteoritos (Foto: Nasa)

No dia 6 de outubro de 2008, um pequeno asteróide foi detectado por um telescópio automatizado do Arizona, nos Estados Unidos. Até aí, ele era apenas mais um dos incontáveis asteroides que são descobertos todos os dias por sondagens astronômicas. A diferença é que o minúsculo bólido de 6 de outubro ia adentrar a atmosfera da Terra algumas horas depois -- e os cientistas estavam determinados a encontrar o que restasse dele no solo.

Satélites e observadores em terra acompanharam a trajetória do asteroide, que atravessou o ar como uma bola de fogo até que, a 37 km de altitude, explodiu. O que restasse dele estaria espalhado pelo deserto da Núbia, localizado entre o Egito e o Sudão.

Uma expedição internacional liderada por cientistas americanos e com participação de pesquisadores sudaneses foi conduzida no deserto em busca dos pedregulhos espaciais. Foram encontrados 47 meteoritos -- pedaços do asteróide original --, com massa total de quase 4 quilos.

"Como ele explodiu a 37 km de altitude, não era esperado que algum fragmento macroscópico sobrevivesse", afirmam os cientistas liderados por Peter Jenniskens, astrônomo da Nasa e do Seti Institute, na Califórnia. "Reportamos que uma busca dedicada ao longo da trajetória de aproximação recuperou 47 meteoritos."

Foto: Nasa

Traços da travessia do asteroide 2008 TC3 pela atmosfera terrestre, no Sudão (Foto: Nasa)

Com isso, os pesquisadores realizaram um feito inédito: pela primeira vez um asteroide foi detectado no espaço e acompanhado até sua colisão com a Terra, com a subsequente recuperação de pedaços que indicam minuciosamente sua composição. O resultado foi parar na capa da edição desta semana do periódico científico "Nature".

O feito equivale a conduzir uma missão de retorno de amostras de um asteroide, como a tentada recentemente pela sonda japonesa Hayabusa -- só que sem gastar fortunas com a decolagem e a espaçonave.

Normalmente, os asteroides são classificados de acordo com suas propriedades reflexivas -- ou seja, com a "cara" que eles têm no espaço. Mas, com as pedras em mãos, Jenniskens e sua equipe puderam identificar em detalhes a composição de um asteroide cuja classificação por observação astrônomica era conhecida. Um belo avanço.

Os cientistas apreciam a oportunidade de estudar asteroides e sua composição pois acredita-se que com isso seja possível abrir uma janela para a época em que os planetas do Sistema Solar estavam se formando. Os asteroides são pedregulhos que sobreviveram, mais ou menos inalterados, desde aquele período, 5 bilhões de anos atrás.

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Parte de turbina de DC10 cai sobre casas em Manaus

'Achei que era extraterrestre', diz testemunha de queda de peças de avião

Partes de turbina e fuselagem caíram em Manaus; ninguém ficou ferido.
Cinegrafista amador gravou imagens de aeronave pelo celular.

Do G1, com informações do Jornal Hoje


Moradores de um bairro de Manaus acordaram assustados, na madrugada desta quinta-feira (26). Parte da turbina de um avião caiu logo depois da decolagem, no aeroporto da cidade. Pedaços da peça, de 250 quilos, atingiram mais de 20 casas e provocaram pânico.

Veja o site do Jornal Hoje


A sala da casa da aposentada Sandra Maia foi atingida por uma peça do avião cargueiro. Parte do telhado e da parede da frente da residência quebraram. A irmã dela, Luziene de Oliveira, disse que teve sorte por não ter dormido em casa. "Eu ia dormir no sofá", disse ela.

Veja fotos da turbina e da região atingida

O acidente ocorreu cerca de cinco minutos depois que um DC-10 cargueiro, da empresa Arrow Cargo decolou do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A suspeita é de que houve um princípio de incêndio. Em seguida, uma das turbinas se soltou. Mesmo assim, o avião seguiu viagem, até Bogotá, na Colômbia.

Um cinegrafista amador gravou imagens do avião pelo celular. É possível ver um foco de luz no céu. Segundo a Infraero, seria um dos motores pegando fogo.

Depois de atingir uma casa, a ponta da turbina rolou cerca de 80 metros em uma ladeira, bateu em um carro e parou. Os moradores disseram que a peça ainda estava em chamas. "Estava no melhor do sono, ouvi uma pancada, abri a janela e vi algo pegando fogo. Aí eu não sabia o que era e disse: é um bicho feio, um extraterrestre ou algo assim", disse a dona de casa Aparecida Silva.

Pelo menos 22 casas e uma igreja foram atingidas por pedaços do avião. A Infraero não terminou o levantamento dos atingidos. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Ao G1, a empresa norte-americana Arrow Cargo disse que pretende enviar representantes até os imóveis danificados.

A Aeronáutica divulgou nota nesta tarde informando que a investigação está sendo feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com a Aeronáutica, foram encontrados o difusor do escapamento do motor, a parte final do escapamento e pequenos componentes internos da turbina.

Foto: Editoria de Arte/G1

(Editoria de Arte/G1)

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Legionários e Legionárias de Maria renovam votos

Durante a cerimônia eles repetem individualmente as palavras: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence".


Foi grande o número de legionários e legionárias que se reuniram na Catedral de N. Sra. das Mercês no dia 22 de março para celebrar a solenidade de Acies, cuja festa é celebrada sempre no dia 25 de março ou em data próxima à Anunciação do Anjo a Maria.

A cerimônia deste ano contou com a presença do bispo emérito de Itapipoca – D. Benedito, presidente da celebração e dos padres concelebrantes: Pe. Cesanildo – diretor espiritual da Legião de Maria e frei Francisco Freitas, filho de Itapipoca. A solenidade foi coordenada pela atual equipe de coordenação, formada pelas oficiais: Ana Maria Xavier – Presidente, Maria das Mêrces Nascimento – Vice-presidente, Marialice Farias – Secretária e Tesoureira – Maria Socorro Teixeira. Também estiveram presentes representantes da Legião das Paróquias de Umirim, Amontada, Jesus Redentor e Área Pastoral de S. José.

A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. É a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha.

Neste dia, todos os legionários e legionários do mundo inteiro, reúnem para rezarem e renovarem a sua consagração individual e coletiva a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Durante a cerimônia eles repetem individualmente as palavras: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence".

Dando continuidade às festas de Acies pela diocese, acontecerá no dia 25, às 16hs na Paróquia do Violete, dia 28, em Paraipaba, dia 29 em Tururu e Assunção.

Reportagem e fotos Eldem Martins












sábado, 21 de março de 2009