'Achei que era extraterrestre', diz testemunha de queda de peças de avião
Partes de turbina e fuselagem caíram em Manaus; ninguém ficou ferido.
Cinegrafista amador gravou imagens de aeronave pelo celular.
Moradores de um bairro de Manaus acordaram assustados, na madrugada desta quinta-feira (26). Parte da turbina de um avião caiu logo depois da decolagem, no aeroporto da cidade. Pedaços da peça, de 250 quilos, atingiram mais de 20 casas e provocaram pânico.
A sala da casa da aposentada Sandra Maia foi atingida por uma peça do avião cargueiro. Parte do telhado e da parede da frente da residência quebraram. A irmã dela, Luziene de Oliveira, disse que teve sorte por não ter dormido em casa. "Eu ia dormir no sofá", disse ela.
Veja fotos da turbina e da região atingida
O acidente ocorreu cerca de cinco minutos depois que um DC-10 cargueiro, da empresa Arrow Cargo decolou do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A suspeita é de que houve um princípio de incêndio. Em seguida, uma das turbinas se soltou. Mesmo assim, o avião seguiu viagem, até Bogotá, na Colômbia.
Um cinegrafista amador gravou imagens do avião pelo celular. É possível ver um foco de luz no céu. Segundo a Infraero, seria um dos motores pegando fogo.
Depois de atingir uma casa, a ponta da turbina rolou cerca de 80 metros em uma ladeira, bateu em um carro e parou. Os moradores disseram que a peça ainda estava em chamas. "Estava no melhor do sono, ouvi uma pancada, abri a janela e vi algo pegando fogo. Aí eu não sabia o que era e disse: é um bicho feio, um extraterrestre ou algo assim", disse a dona de casa Aparecida Silva.
Pelo menos 22 casas e uma igreja foram atingidas por pedaços do avião. A Infraero não terminou o levantamento dos atingidos. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Ao G1, a empresa norte-americana Arrow Cargo disse que pretende enviar representantes até os imóveis danificados.
A Aeronáutica divulgou nota nesta tarde informando que a investigação está sendo feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com a Aeronáutica, foram encontrados o difusor do escapamento do motor, a parte final do escapamento e pequenos componentes internos da turbina.
(Editoria de Arte/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário