Seleção volta a marcar em casa depois de 313 minutos
Fábio de Mello Castanho
Renato Pazikas
Direto de Porto Alegre
O gol de pênalti do atacante Luís Fabiano aos 17min do primeiro tempo, na vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Peru, fez a equipe de Dunga encerrar um extenso jejum de gols. Sem contar os acréscimos, depois de 313 minutos, o elenco verde e amarelo voltou a balançar as redes em casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, nesta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio.
» Veja fotos de Brasil x Peru
» Com trégua a Dunga, Brasil vence
Peru e assume vice-liderança
» Veja a classificação atualizada
» Comente a vitória brasileira no Sul
O grupo pentacampeão do mundo não marcava em seus domínios desde o duelo com o Uruguai, quando a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1 no dia 21 de novembro de 2007. Na ocasião o gol foi marcado pelo próprio Luís Fabiano aos 19min da partida disputada no Morumbi.
De lá para cá, o elenco de Dunga empatou por 0 a 0 com a Argentina, no Mineirão, dia 18 de junho de 2008, repetiu o placar com a Bolívia, no Engenhão, dia 10 de setembro do mesmo ano, e voltou a ficar na igualdade sem gols com a Colômbia, no Maracanã, dia 15 de outubro.
Por outro lado, fora de casa, a Seleção Brasileira costuma balançar as redes. Em seis partidas disputadas fora de seus domínios, o grupo verde e amarelo marcou nada menos que nove gols. Somando os jogos dentro e fora de casa, que são 12, o Brasil já tem 19 gols e levou apenas cinco, tendo a melhor defesa da competição e o melhor ataque, ao lado do líder Paraguai.
Outro tabu quebrado com a vitória desta quarta no Beira-Rio é que a Seleção jamais havia feito dois gols no Peru em partidas válidas pelas Eliminatórias. Desde o dia 13 de abril de 1957, data do primeiro confronto entre as duas seleções na seletiva para o Mundial, o Brasil empatou por 1 a 1 em quatro oportunidades e venceu outras quatro vezes por 1 a 0. A Seleção jamais perdeu para o Peru em Eliminatórias.
Contando todas as competições, foram 38 jogos entre as duas seleções, com 26 vitórias brasileiras, nove empates e apenas três vitórias peruanas. As derrotas da Seleção vieram na Copa América de 1953, quando o Brasil perdeu por 1 a 0, em 1975, na vitória peruana por 3 a 1, também na Copa América, e em 1985, quando a equipe verde e amarela foi derrotada por 1 a 0 em amistoso.
Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário