Meteorologista da Funceme alerta que nos próximos três dias as chuvas ficarão mais intensas em todo estado. Confira os principais pontos de alagamento em Fortaleza
Muita chuva e vários alagamentos marcam o dia dos cearenses nesta quarta-feira 21. O que parece ser o início da quadra invernosa no Estado, na verdade, é chuva de período de pré-estação.
Mas segundo a meteorologista Gláucia Barbiere, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva desta quarta-feira, 21, já tem característica da quadra invernosa. Ela alerta que nos próximos três dias as chuvas ficarão mais intensas em todo estado, com maiores precipitações no litoral e região jaguaribana.
Previsão para a quadra chuvosa
Na manhã desta quarta-feira, 21, a Funceme apresentou a previsão da quadra chuvosa para este ano em todo o Estado. A média histórica de chuvas no Ceará é calculada com base nos índices pluviométricos dos últimos 30 anos em todos os municípios e corresponde a 611 milímetros. Segundo o órgão, a possibilidade é de o Estado ter precipitações acima desta média é de 35%. Já em torno do normal, é de 40%.
O órgão informa que ainda não é possível saber qual a região do Estado irá ocorrer mais precipitações, nem quando a quadra chuvosa terá início e fim. A justificativa está na complexidade do sistema atmosférico e da temperatura do oceano, que tornam inviável uma previsão precisa, ainda que aconteça por meio de computadores.
Ainda assim, segundo a Fundação, o litoral e áreas serranas tendem a apresentar maiores índices pluviométricos, em virtude dos aspectos físicos e climatológicos. A serra da Ibiapaba, a região do Cariri e o litoral de Fortaleza são as regiões cearenses com maiores precipitações, historicamente.
Confira abaixo os principais pontos de alagamento em Fortaleza:
Exibir mapa ampliado
Nenhum comentário:
Postar um comentário