
Estas visitas foram muito proveitosas, pois há muito tempo um Chefe do Executivo Estadual não visitada Itapipoca para ver o uso do dinheiro público.











O Governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes inaugurou nesta manhã 04/08 na cidade de Itapipoca a Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa. Dentre os presentes estavam os deputados estaduais Edísio Pacheco e Rogério Aguiar, Izolda Cela (secretária de educação do Ceará), Edilene Teixeira (secretária municipal de Itapipoca), Pedro Henrique (Coordenador da CREDE 2) além de autoridades municipais e estaduais. Esta é uma das 25 unidades escolares de educação profissional que foram inauguradas esta semana. O objetivo é qualificar cerca de 5mil alunos para que em breve entrem no mercado de trabalho. As unidades vão ofertar os cursos técnicos em enfermagem, segurança do trabalho, turismo e informática. A Obra tem um investimento de R$ 2.402.049,49 e foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Tesouro do Estado do Ceará e foi construída num espaço de 5mil metros quadrados e o prazo de sua construção foi de 450 dias. Vale ressaltar que sua infra-estrutura é moderna e está aparelhada com 14 salas de aulas, Grêmio, Almoxarifado, Diretoria, Secretaria, Jardim, Pátio coberto, Pátio descoberto, Quadra, WCs masculino e feminino, Sala de Multimeios, Cozinha, Depósito de material de limpeza, Cantina e Rampa, Laboratórios de informática e Ciências. Tudo do que há de mais moderno em termos de tecnologia.
Em seu pronunciamento Cid destacou a importância da qualificação profissional no Interior do Estado para atender as novas empresas que se instalarão. “Não podemos deixar de abrigar um empreendimento porque não dispomos de mão-de-obra qualificada. O ensino profissionalizante veio para atender essa demanda”, disse. Cid Gomes defendeu ainda o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) como grande saída para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. “Não temos dúvidas que a partir desse Programa vamos ter uma alteração positiva em nossos índices educacionais”,
No ensino médio, etapa de responsabilidade do Estado, o chefe do Executivo relatou que um em cada quatro jovens abandona a escola devido à necessidade de trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. “Precisamos atrair esses jovens oferecendo a eles, já no ensino médio, uma formação profissional. Isso vai facilitar seu ingresso no mercado de trabalho”.
Para o Governador, é muito importante que exista um acompanhamento das demandas nos municípios de maneira que se possa direcionar a massa juvenil para o trabalho. “Itapipoca tem um grande potencial turístico, e, por conseqüência, temos que preparar os estudantes para atender ao setor”, concluiu.
Para a secretária Izolda Cela “O que temos aqui é um importante instrumento para melhorarmos a qualidade na educação cearense. O mais importante dessa ação vai acontecer dentro da escola. Esse é um novo modelo de gestão que acredita na força do jovem em garantir o seu futuro”, Enfatizou
Nas unidades escolares os alunos também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas Inglês Instrumental, Informática, Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social, destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e egressos das escolas públicas estaduais. Eles serão capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado. Para essa ação, o Governo do Estado investirá ao longo do ano R$ 1,8 milhão com o atendimento de 3.500 alunos. Além disso, estará disponível o Prevest – curso pré-vestibular para alunos do 3º ano - e os que já cursaram o ensino médio da rede pública estadual. Finalizou.
Brasileiro da Ferrari ultrapassa Hamilton na largada, faz corrida perfeita, mas dá azar a três voltas do fim da corrida na Hungria
GLOBOESPORTE.COM Budapeste
Heikki Kovalainen venceu o GP da Hungria, disputado neste domingo no circuito de Hungaroring. O finlandês contou com o azar de Felipe Massa, que tinha assumido a ponta na largada, após ultrapassar Lewis Hamilton, e fazia uma corrida perfeita, com o triunfo praticamente garantido, quando seu motor quebrou na reta dos boxes, a três voltas do fim da prova.
Hamilton estava na segunda posição, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41ª volta arruinou sua corrida. O inglês ainda se recuperou e chegou na quinta posição. Timo Glock, da Toyota, fez uma excelente corrida e subiu pela primeira vez ao pódio, em segundo. Ele suou para conseguir o resultado, após sofrer uma forte pressão de Kimi Raikkonen, atual campeão do mundo, nas últimas voltas. O finlandês terminou em terceiro.
Fernando Alonso, da Renault, assegurou o quarto lugar, seguido de perto por Hamilton. Nelsinho Piquet, com uma tática diferente, chegou em um ótimo sexto lugar e pontuou pela terceira vez em quatro provas. Jarno Trulli, da Toyota, foi o sétimo e Robert Kubica, com uma decepcionante BMW Sauber, apenas o oitavo, fechando a zona de pontuação.
Com a quebra na penúltima volta, Felipe Massa caiu para a terceira posição no Mundial de Pilotos, a oito pontos de Lewis Hamilton, que manteve a ponta no campeonato mesmo com o pneu furado. Kimi Raikkonen subiu para segundo, cinco atrás do inglês da McLaren. A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será o GP da Europa, disputado no novíssimo circuito de rua de Valência, no dia 24 de agosto.
Felipe Massa fez uma largada sensacional e pulou na frente já na primeira curva. O brasileiro se aproveitou do fato de largar no lado limpo da pista, superou Heikki Kovalainen com facilidade e dividiu a primeira curva com Lewis Hamilton. Mesmo por fora, o piloto da Ferrari foi ousado e superou o inglês da McLaren. O finlandês ficou na terceira posição.
Mais atrás, Nelsinho Piquet ganhou duas posições e subiu para oitavo. No entanto, com mais combustível, ele foi superado ainda na primeira volta pelo australiano Mark Webber e pelo italiano Jarno Trulli. Rubens Barrichello, que largou em 18º, subiu para 13º no início, mas perdeu a posição para o companheiro Jenson Button na volta seguinte.
Massa conseguiu estabelecer um ritmo constante antes do primeiro pit stop, melhorando seu tempo de volta a cada passagem. O brasileiro andou rápido, parou uma volta antes de Lewis Hamilton e manteve a vantagem na casa dos três segundos e meio. A Ferrari foi 1s2 mais rápida que a McLaren nos boxes.
E a opção de Nelsinho Piquet em fazer um primeiro turno mais longo rendeu frutos. O brasileiro da Renault voltou exatamente atrás do duelo pela quinta posição entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Ele ganhou três postos em relação à sua colocação no grid de largada.
Rubens Barrichello fez seu primeiro pit stop na 32ª volta. No entanto, a Honda teve problemas em seu reabastecimento, quando a mangueira de combustível não foi encaixada corretamente e aconteceu um princípio de incêndio. Com isso, ele perdeu muito tempo nos boxes. Mas este não foi o único incidente deste tipo. A STR e a Williams tiveram o mesmo problema, em voltas seguidas, com Sebastian Bourdais e Kazuki Nakajima, respectivamente.
Na 41ª volta, a corrida começou a ser decidida. O brasileiro tinha aumentado sua vantagem para cinco segundos, mas Lewis Hamilton teve o pneu dianteiro-esquerdo furado antes da freada para a curva dois e o inglês perdeu muito tempo. Ele teve de fazer um pit stop prematuro e voltou apenas na décima posição.
Três voltas após o problema de Hamilton, Felipe Massa fez sua segunda parada. A Ferrari fez um bom trabalho e o brasileiro voltou à pista em apenas 7s5, atrás apenas de Heikki Kovalainen. O finlandês parou quatro passagens após e voltou na segunda posição, a 15 segundos do piloto da Ferrari. Hamilton, à essa altura, estava apenas em oitavo.
Nelsinho Piquet fez sua última parada na 55ª volta e voltou à pista dividindo a curva com Jarno Trulli. O brasileiro deu um chega-para-lá no italiano e assegurou a sétima posição. Hamilton subiu para a sexta posição com as paradas dos pilotos da Renault e da Toyota. Mais atrás, Bourdais sofria de novo com um princípio de incêndio em seu reabastecimento, quando o extintor teve de ser usado novamente pela equipe.
Na 67ª volta, a três do fim, quando as posições já tinham se consolidado e o único duelo era protagonizado por Timo Glock e Kimi Raikkonen pela terceira posição, o motor de Felipe Massa quebrou na reta dos boxes e forçou o abandono do brasileiro. O piloto da Ferrari voltou chorando para o pit e a vitória caiu no colo de Heikki Kovalainen, que estava em segundo, mais de nove segundos atrás.
P | J | V | E | D | GP | GC | SG | (%) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados atualizados em 03/08/2008 como funciona
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | Grêmio | 35 | 17 | 10 | 5 | 2 | 30 | 12 | 18 | 68 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | Cruzeiro | 33 | 17 | 10 | 3 | 4 | 29 | 17 | 12 | 64 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | Palmeiras | 31 | 17 | 9 | 4 | 4 | 29 | 20 | 9 | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | São Paulo | 30 | 17 | 8 | 6 | 3 | 30 | 17 | 13 | 58 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | Vitória | 29 | 17 | 9 | 2 | 6 | 25 | 18 | 7 | 56 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | Flamengo | 28 | 17 | 8 | 4 | 5 | 28 | 17 | 11 | 54 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | Coritiba | 26 | 17 | 7 | 5 | 5 | 24 | 19 | 5 | 50 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | Botafogo | 25 | 17 | 7 | 4 | 6 | 26 | 18 | 8 | 49 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | Internacional | 25 | 17 | 7 | 4 | 6 | 20 | 17 | 3 | 49 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | Sport | 24 | 17 | 7 | 3 | 7 | 19 | 21 | -2 | 47 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | Figueirense | 24 | 17 | 6 | 6 | 5 | 22 | 32 | -10 | 47 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | Atlético-MG | 21 | 17 | 5 | 6 | 6 | 22 | 31 | -9 | 41 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | Goiás | 20 | 17 | 5 | 5 | 7 | 20 | 25 | -5 | 39 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | Vasco | 19 | 17 | 5 | 4 | 8 | 30 | 32 | -2 | 37 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | Portuguesa | 19 | 17 | 5 | 4 | 8 | 24 | 36 | -12 | 37 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | Náutico | 18 | 17 | 5 | 3 | 9 | 19 | 27 | -8 | 35 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | Atlético-PR | 17 | 17 | 4 | 5 | 8 | 15 | 20 | -5 | 33 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | Santos | 17 | 17 | 4 | 5 | 8 | 19 | 29 | -10 | 33 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | Fluminense | 13 | 17 | 3 | 4 | 10 | 17 | 26 | -9 | 25 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | Ipatinga | 13 | 17 | 3 | 4 | 10 | 18 | 32 | -14 | 25 |