quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lua de Saturno possui sob superfície oceano salgado, diz pesquisa

(EFE).- Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam hoje a descoberta na revista "Nature".


O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias, afirmam.

Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás e as minúsculas partículas de gelo lançados do polo sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço.

A sonda "Cassini" descobriu os jatos em 2005 durante prospecção de Saturno.

Com a ajuda da Universidade alemã de Heidelberg e do também alemão instituto Max Planck, de física nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica de Cassini.

Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado a grande profundidade".

O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.

Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.

Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua se trata de um oceano salgado.

Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor, e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água. EFE

terça-feira, 23 de junho de 2009

Secretaria de Empreendedorismo de Itapipoca e Sebrae realizam cursos para artesãs


A Secretaria de Empreendedorismo Indústria e Comércio de Itapipoca - SEIC, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae do Ceará realizou dia 17/06, encerramento do curso de aperfeiçoamento em artesanato. As aulas foram ministradas para 20 artesãs da região da Praia da Baleia no município de Itapipoca. O objetivo deste foi agregar o artesanato no vestuário, para que se tenha uma maior valorização da mão de obra.

O evento contou com a presença da Sra. Francinalba Barroso Secretária de Empreendedorismo, Tomas (Sebrae), Ana Cláudia (Sebrae), Everardo Barroso (ex-prefeito de Itapipoca), Esmeralda (Educação),Jônia, Núbia, Laurinho, Adauto, Dasilva (Empreendedorismo), Ana (presidente da Associação das Artesãs de Baleia), Claudiney (líder político da região), e a comunidade local.

As estilistas Agda Sousa e Nélia Ferreira, do Sebrae ministraram o treinamento. Durante o curso as alunas produziram calças, biquínis, blusa, bermudas, vestidos e acessórios com detalhes em rendas.

“Com esse treinamento as empreendedoras aprenderam técnicas novas de modelagem e design, o que será importante para o aperfeiçoamento do produto”, afirmou o diretor de artesanato do Sebrae Sr. Tomas.

“A busca constante do aperfeiçoamento e da qualificação da mão de obra no artesanato tem sido o principal desafio do nosso projeto”. “Vale ressaltar que são muito importantes às parcerias para a obtenção das metas estabelecidas”, informou a Secretária de Empreeendedorismo Francinalba Barroso.

Para apresentar os novos produtos foi realizado um desfile de modas, e as modelos foram às próprias artesãs, que deram um show na passarela improvisada dentro do salão da Associação dos Pescadores da Praia da Baleia.

domingo, 14 de junho de 2009

Amigo da Leitura está na final do Soletrando

Foto: Divulgação
Pedro Henrique já é motivo de muito orgulho para todo o Ceará. Ele venceu a semifinal do quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck e no dia 20 de junho estará ao vivo, concorrendo com representantes dos Estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. O prêmio para o vencedor é o troféu Monteiro Lobato e uma bolsa de estudos no valor de R$100 mil reais.

Para a APDMCE, Pedro Henrique representa um orgulho duplo, porque há dois anos ele é Amigo da Leitura do Projeto Eu Sou Cidadão. O maior Projeto de incentivo à leitura do Nordeste coordenado pela APDMCE, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

A APDMCE tem certeza que foi a determinação, disciplina e prazer pelos estudos cultivados por Pedro Henrique que possibilitaram a sua participação no Projeto e a sua vitória no Programa. Por que, enfim, quem enfrentou milhares de jovens em todo o Brasil, em etapas estaduais e nacionais, e hoje tem a frente apenas mais dois concorrentes, já deve ser considerado um grande vencedor.

A APDMCE deseja boa sorte ao Pedro Henrique e pede, aqui, que professores, coordenadores do Projeto, Amigos da Leitura, primeiras-damas, parceiros da APDMCE; todos se unam em torno de vibrações positivas que sirvam de estímulo e força para este cearense de imensa garra.

Fonte: APDM



terça-feira, 9 de junho de 2009

41 Corppos já foram resgatados do mar, diz marinha

Primeiros corpos resgatados vão para o Recife nesta quarta-feira.
Destroços retirados por franceses não serão repassados a brasileiros.

Do G1, em São Paulo


O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso afirmou, nesta terça-feira (9), que já foram resgatados 41 corpos de vítimas do acidente com o Airbus da Air France.

Cobertura completa: voo 447

Veja a galeria de fotos das buscas

Os 16 primeiros corpos resgatados, que já estão em Fernando de Noronha, serão levados de helicóptero para o Recife na tarde de quarta-feira (10). Segundo Cardoso, 25 corpos estão embarcados na Fragata Bosísio, que deixa a área de buscas em direção a Fernando de Noronha.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

As equipes de buscas vão continuar o trabalho durante a noite desta terça-feira, concentradas nas áreas em que foram localizados os corpos. "Todos os barcos que estão na área de buscas têm condições de guardar os corpos encontrados até a chegada de embarcações maiores", afirmou Cardoso.

Veja a área onde ocorrem as buscas por destroços e corpos (Foto: Editoria de Arte/G1)

Aeronaves e navios franceses trabalham em conjunto com as embarcações brasileiras.

"Se o mar estiver forte ou se os ventos estiverem fortes, vão atrapalhar o trabalho de passar os corpos dos barcos para os helicópteros", disse Cardoso. "São calculados cerca de 40 minutos de operação para que cada helicóptero efetue o resgate dos corpos. Eles têm capacidade para resgatar oito corpos de cada vez."

Destroços

O oficial afirma que houve ajuda do governo americano apenas durante as buscas por possíveis sobreviventes, no início das operações. “Desconheço ajuda do governo americano”, disse.

Segundo Cardoso, os destroços encontrados por navios franceses não precisam ser repassados aos militares brasileiros. O Escritório francês de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, vai receber e cuidar de todos os destroços.

Porém, no caso de vítimas, os navios franceses que encontrarem corpos vão enviá-los para perícia no Recife. De acordo com Cardoso, todos os corpos que foram avistados já foram recolhidos.

Na quarta-feira (10), as buscas entrarão na área de Dakar, porque as correntes podem ter levado corpos para a região. "Mas todas as áreas em que estamos fazendo as buscas estão dentro do planejado", afirmou Cardoso.

Segundo a Aeronáutica, dois investigadores franceses vão chegar ao país. Não há informações sobre o local onde vão ficar ou as atividades dos investigadores franceses no Brasil. "Se houver necessidade de algum apoio, nós poderemos fornecer. Para que eles não tenham que trazer determinados equipamentos, poderiam ser utilizados aqueles já disponíveis aqui", afirmou.

Veja a nota oficial da Marinha e da Aeronáutica

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que até este momento um total de 41 corpos foi resgatado, sendo que 25 deles encontram-se embarcados na Fragata Bossio.


Os 16 primeiros corpos resgatados, que estão em Fernando de Noronha, serão transportados por uma aeronave Hércules C-130 para a Base Area de Recife nesta quarta-feira, 10 de junho, no período da tarde.


As ações de busca e resgate continuarão durante a noite de hoje, a exemplo do que tem ocorrido, e estarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.


O governo Francês solicitou o ingresso, em águas jurisdicionais brasileiras, de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que levarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o Submarino Nuclear Meraude, o Navio de Pesquisa Porquoi Ps e o Navio Anfíbio Mistral, estão seguindo para a área das buscas, em coordenação com o SALVAERO.


CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA